Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Infanto-juvenil

Cá dentro

Partilhar
test
TÍTULO
Cá dentro
AUTORES(AS)

Isabel Minhós Martins

Maria Manuel Pedrosa

Ilustrações de Madalena Matoso

SINOPSE

Na Antiguidade julgava-se que o órgão responsável pelos nossos pensamentos e emoções era o coração. Hoje já sabemos que tudo o que somos – pensamentos, emoções, decisões, ideias – acontece dentro do cérebro, em conversa contínua com o resto do corpo.
Mas como nasce um pensamento? Como funciona o cérebro? Como é que o cérebro guarda o que aprende? Como se emociona, cria, inventa e faz de cada um de nós uma pessoa única e irrepetível?

Construído com o apoio de uma equipa de neurocientistas, filósofos e psicólogos, Cá Dentro acompanha a evolução do cérebro desde o primeiro segundo, mostra-nos a incrível realidade construída com a ajuda dos sentidos, explica-nos como aprendemos, decidimos ou agimos e também como nos ligamos às outras pessoas, outros cérebros.

Se todas as experiências da vida contribuem para moldar o nosso cérebro, esperamos que esta leitura contribua para um cérebro (ainda) mais curioso, motivado e feliz.

Para leitores de todas as idades (a partir dos 10 anos).

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2017
ISBN
978-989-8145-81-9
TIPOLOGIA
Infanto-juvenil
EDITORA
Planeta Tangerina
biografia

Isabel Minhós Martins

Nasceu em Lisboa, em 1974, o ano da revolução do 25 de Abril.

Quando era pequena queria ser jornalista, arqueóloga ou pediatra. Não foi nenhuma das três, mas gosta muito do que faz.

“Para mim, escrever é como escavar: encontramos sempre alguma coisa, às vezes minhocas, às vezes água, pedras, raízes, túneis…um sapato perdido.
Gosto de escrever porque quase sempre encontro coisas inesperadas. Gosto de ler pela mesma razão: alguém escavou, escavou, escavou e encontrou alguma coisa que veio mostrar através das palavras.”

Estudou na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, trabalhou como criativa na área da comunicação para crianças e, mais tarde, com um grupo de amigos, fundou a editora Planeta Tangerina.

Alguns dos livros que escreveu foram distinguidos por prémios ou instituições ligados ao livro para a infância: Catálogo White Ravens, Prémio Andersen, Banco del Libro, Sociedade Portuguesa de Autores (2015), Gustav-Heinemann Friedenspreis (2017), Deutscher Jugendliteraturpreis (2017).

Muitos dos seus livros estão publicados noutros países (França, Brasil, Coreia, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda…).

 

 


 

Maria Manuel Pedrosa

Nasceu na Figueira da Foz, em 1968, mas a infância foi vivida na Alemanha.

Estudou Relações Internacionais no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, e começou a trabalhar em comunicação publicitária. Passados sete anos mergulhou na área da comunicação para a sustentabilidade por acreditar que “juntos podemos fazer coisas fantásticas neste planeta”.

Neste âmbito, fez um mestrado sobre a responsabilidade social das empresas na Steinbeis-Hochschule de Berlim, para investigar porque é que parece ser tão difícil melhorar as coisas (quando talvez não seja assim tanto).

Partilhou com Isabel Minhós Martins projetos de comunicação pedagógica e foi esta experiência que as levou a escrever juntas o livro Cá Dentro, um guia para descobrir o (incrível) mundo do cérebro, das emoções, das tomadas de decisão ou da criatividade. Em preparação têm já outros projetos, sempre tendo em vista a ideia de que é colaborando uns com os outros enquanto sociedade que conseguimos os maiores feitos.

 

 


 

Madalena Matoso

Nasceu em Lisboa em 1974. É ilustradora. Tem uma licenciatura em Design de Comunicação, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e uma pós graduação em design gráfico editorial pela Universidade de Barcelona.

Em 1999 criou o Planeta Tangerina com três amigos.

Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2008 e 2018 e menções especiais em 2006, 2007, 2009 e 2014; Prémio Ilustração de Livro Infantil Festival de BD Amadora em 2008 e 2011 e Prémio Autor SPA/Livro infanto-juvenil em 2015.

Os originais do livro Não é Nada Difícil – O Livro dos Labirintos foram selecionados para a exposição de ilustração da Feira Internacional do Livro Infantil / Bolonha 2018. Este livro recebeu também uma Menção Honrosa na categoria “Children’s Picture Books” na Feira de Direitos de Nova Iorque.

O livro Montanhas recebeu uma menção especial do júri na Feira de Bolonha na categoria Arte, Arquitetura e Design (Bologna Ragazzi Awards 2018). O livro Para que serve? recebeu uma menção especial na Feira de Bolonha na categoria Não Ficção (Bologna Ragazzi Awards 2022).

Dá aulas de Ilustração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa desde 2010.

Menu Icon