Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

O Livro Do Clima

Partilhar
test
TÍTULO
O Livro Do Clima
AUTORES(AS)

Greta Thunberg

tradução
Gonçalo Neves, Isabel Veríssimo, Diogo Costa
SINOPSE

Organizado pela jovem ativista climática Greta Thunberg, O Livro do Clima é uma bíblia do ambientalismo e um manual para salvar (literalmente) o planeta.

Ainda é possível reverter esta situação. Mas temos de ser todos e tem de ser agora.

 

Os discursos de Greta Thunberg abalam o mundo. Com O livro do clima, ela criou uma ferramenta imprescindível para todos os que querem ajudar a salvá-lo.

 

Esta é a história mais importante do mundo, que tem de ser contada aos quatro ventos, que tem de ser ouvida tão longe quanto as nossas vozes alcançarem. Chegou o momento de contarmos esta história e, quem sabe, de mudarmos a forma como termina. Parece uma tarefa impossível assegurar um futuro viável para a vida na Terra, numa escala e velocidade nunca antes vistas, contra forças tão vastas e poderosas – não apenas magnatas do petróleo e governos, mas as próprias alterações climáticas. As probabilidades não estão a nosso favor e estamos a ficar sem tempo. Mas não tem de ser assim.

Por todo o mundo, geofísicos e matemáticos, oceanógrafos e meteorologistas, engenheiros, economistas, psicólogos e filósofos aplicam os seus conhecimentos para desenvolver um entendimento profundo da crise que enfrentamos.  Em parceria com mais de uma centena de especialistas, Greta Thunberg criou O livro do clima, para nos equipar, a todos, com estes conhecimentos. Em estreita colaboração com todos eles, Greta partilha a sua história de aprendizagem, denunciando a «lavagem verde» (greenwashing) com que somos manipulados e revelando a que ponto a Humanidade tem sido mantida na ignorância. Segundo Greta, aqui reside um dos nossos maiores problemas, mas também a nossa maior fonte de esperança. Quando nos são apresentados todos os factos, temos a capacidade de agir. Se uma greve iniciada por uma criança consegue provocar um protesto a nível global, o que conseguiremos, se tentarmos, a nível global?

O livro do clima demonstra como é de todos quantos estão vivos hoje a responsabilidade pelo momento mais decisivo da História da Humanidade e defende que, juntos, podemos o (aparentemente) impossível. Mas teremos de ser nós e terá de ser agora.

 


 

Livro do ano pelo The Times, Financial Times, Observer (The Guardian) e Nature (Revista académica).

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2022
ISBN
978-989-784-622-9
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
Objectiva — Penguin Random House Grupo Editorial
biografia

Greta Thunberg

Greta Thunberg, ativista ambiental que tem estado na ribalta desde 2018, nasceu a 3 de Janeiro de 2003 em Estocolmo, Suécia.

Curiosamente, ela é descendente de Svante Arrhenius, que ganhou o Prémio Nobel da Química em 1903.

Foi um dos primeiros a apresentar uma teoria sobre o aquecimento global e o efeito de estufa no início do século xx através da lei de Arrhenius.

Em 2019, Greta Thunberg foi eleita a Pessoa do Ano pela revista Time.

Nesse ano, ela também se tornou nas 100 mulheres mais influentes da Forbes no mundo.

Menu Icon