CresceRio, é um projeto do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente em pareceria com a Marionet, que se iniciou em 2018 como um projeto piloto. Tinha como objetivo aproximar a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares, famílias) dos ecossistemas aquáticos presentes na cidade de Coimbra, evidenciando a importância dos ribeiros no bom funcionamento da cidade e a preservação dos mesmos. Devido ao enorme aproveitamento dos alunos da primeira turma, o projeto avançou. A Marionet e o MARE estão agora a acompanhar a segunda turma, numa segunda edição do CresceRio.
As crianças são então o grupo-alvo de trabalho. Através de saídas de campo a ribeiros coimbrenses, das idas a laboratório, à montagem do espetáculo final os alunos são envolvidos num contacto com a natureza, que em muitos casos não existiria, no sentido de a perceberem e perseverem. Numa segunda instância os alunos estão também envolvidos neste processo artisticamente, podendo refletir numa fase posterior todos os conhecimentos que adquiriram.
O projeto que teve início com uma turma da Escola Básica da Solum, tem como principais objetivos: dar a conhecer os ecossistemas ribeirinhos à comunidade escolar; promover o contacto das crianças com a natureza; dar a conhecer a biodiversidade dos ribeiros urbanos e as causas da sua degradação; fomentar o contacto com atividades científicas relacionadas com a avaliação ecológica dos rios e desenvolver a responsabilidade social pela preservação e recuperação dos rios urbanos e dos seus ecossistemas através da comunidade escolar.
Como referido anteriormente, este projeto iniciou-se no ano de 2018 com uma turma que na altura frequentava o primeiro ano do Ensino Básico. A Marionet e o MARE acompanharam estes alunos durante 4 anos. Numa primeira fase do projeto, a turma foi acompanhada por um grupo de investigação do MARE nas saídas de campo. Em conjunto com os investigadores, as crianças recolheram amostras de água e vegetação que se encontravam nos corredores ripícolas dos vários ribeiros urbanos que a turma visitou.
Numa segunda fase as crianças começaram a analisar, em laboratório, junto dos investigadores, as amostras recolhidas comparando as propriedades da água de forma a perceberem se esta estava, ou não, saudável.
O processo culminou com a apresentação pública do espetáculo Histórias do Rio, que abordou temas que os alunos identificaram como chave durante o percurso da descoberta e análise dos rios urbanos e dos seus ecossistemas. No último ano do projeto, foi então proposto que a turma, juntamente com a equipa artística da Marionet, pensasse em toda a experiência vivida até então e criasse um espetáculo através dessa premissa.
Os primeiros ensaios traduziram-se em conversas sobre o que era para eles importante no tema que haviam desenvolvido durante 3 anos, o que achavam sobre teatro, que personagem gostavam de fazer, etc. A partir destas conversas e desta informação, a equipa da Marionet escreveu o guião e coordenou os ensaios. A estreia foi no dia 30 de junho de 2022, “Histórias do Rio” era um espetáculo de 6 contos sobre a importância dos ecossistemas aquáticos em meios urbanos e como preservá-los. Devido à enorme adesão acabámos por repor o espetáculo em duas sessões, no dia 24 de setembro de 2022.
Pela sua relevância social e artística, este projeto continua no ano letivo de 2022/23, desta vez com alunos do 4º ano da escola EB1 Solum Sul, que terão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre os ecossistemas que as rodeiam e aprofundá-los através da criação de um objeto artístico. Tal como nos anos anteriores, as atividades incluem saídas de campo, conversas e ensaios, culminando tudo num espetáculo a realizar-se em local e data a anunciar.