Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

Remédio

Requisitar
Partilhar
test
TÍTULO
Remédio
AUTORES(AS)

Enda Walsh

tradução
Joana Frazão
SINOPSE
Livrinhos de Teatro nº 174. Uma edição Artistas Unidos/ SNOB com o apoio Literature Ireland e Caixa Cultura. “Enda Walsh é único, só ele sabe aliar o grotesco mais sórdido ao sublime, a tragédia à paródia, só ele pode gostar dos Karamazov e dos Três Estarolas, aliar a cerveja operária ao sonho da vida, só ele sabe encarcerar as personagens nos seus sonhos de poder, pesadelos horrivelmente cómicos, é um extraordinário escritor. É tão bom viver ao mesmo tempo que este rapaz (nasceu em 1967, que raio!) – e ele mostra-me tão bem estes tempos escuros que nos foi dado viver.”
Jorge Silva Melo
DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2021
IDIOMA
Português
ISBN
978-989-35110-4-6
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Artistas Unidos / SNOB
biografia

Enda Walsh (nascido em Dublin, em 1967) é um dramaturgo irlandês que vive atualmente em Londres. Walsh frequentou a escola secundária onde Roddy Doyle e Paul Mercier lecionaram. Tendo escrito para a Dublin Youth Theatre, mudou-se para Cork, onde escreveu “Fishy Tales” para a Graffiti Theatre Company, seguido por “Ginger Ale Boy” para a Corcadorca Theatre Company. A sua maior progresso surge com a produção da sua peça “Disco Pigs” em colaboração com o diretor Pat Kiernan da Corcadorca. Desde então, mudou-se para Londres, onde tem sido particularmente prolífico nos últimos cinco anos, elevando as suas produções para treze peças de teatro, duas peças radiofónicas e dois guiões.

Vencedor dos prémios Stewart Parker e George Devine em 1997, ganhou o prémio Abbey Theatre Writer in Association Award em 2006. As produções das suas peças no Festival de Edimburgo ganharam quatro Fringe First Awards, dois Critic’s Awards e um Herald Archangel Award (2008). As suas peças, destacando “Disco Pigs”[1], “Bedbound”, “Small Thing”, “Chatroom”, “New Electric Ballroom”[2] e “The Walworth Farce”, foram traduzidas para mais de 20 línguas e tiveram produções por toda a Europa, na Nova Zelândia e nos EUA. Escreveu duas peças radiofónicas, “Four Big Days in the Life of Dessie Banks” para a RTÉ, que ganhou o prémio I PA Radio Drama Award, e “The Monotonous Life of Little Miss P” para a BBC, que recebeu uma menção honrosa no Gran Prix Berlim. Escreveu o guião do filme “Disco Pigs” e co-escreveu o guião de “Hunger”, realizado por Steve McQueen e protagonizado por Michael Fassbender no papel de Bobby Sands, o ativista do IRA que morreu de fome em protesto contra o domínio britânico. Hunger obteve inúmeros prémios (ver abaixo), incluindo o prémio Caméra d’Or no Festival de Cannes, o prémio de Melhor Filme nos Evening Standard British Film Awards em 2009 e uma nomeação para Melhor Filme Britânico nos British Academy Film Awards. Escreveu uma adaptação da sua peça “Chatroom” para um filme realizado por Hideo Nakata, que foi selecionado para a secção Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2010. Atualmente, está a trabalhar em dois filmes – uma adaptação da história infantil “Island of the Aunts” de Eva Ibbotson e uma biografia de Dusty Springfield.

Menu Icon