Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

Remédio

Partilhar
test
TÍTULO
Remédio
AUTORES(AS)

Enda Walsh

tradução
Joana Frazão
SINOPSE
Livrinhos de Teatro nº 174. Uma edição Artistas Unidos/ SNOB com o apoio Literature Ireland e Caixa Cultura. “Enda Walsh é único, só ele sabe aliar o grotesco mais sórdido ao sublime, a tragédia à paródia, só ele pode gostar dos Karamazov e dos Três Estarolas, aliar a cerveja operária ao sonho da vida, só ele sabe encarcerar as personagens nos seus sonhos de poder, pesadelos horrivelmente cómicos, é um extraordinário escritor. É tão bom viver ao mesmo tempo que este rapaz (nasceu em 1967, que raio!) – e ele mostra-me tão bem estes tempos escuros que nos foi dado viver.”
Jorge Silva Melo
DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2021
ISBN
978-989-35110-4-6
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Artistas Unidos / SNOB
biografia

Enda Walsh (nascido em Dublin, em 1967) é um dramaturgo irlandês que vive atualmente em Londres. Walsh frequentou a escola secundária onde Roddy Doyle e Paul Mercier lecionaram. Tendo escrito para a Dublin Youth Theatre, mudou-se para Cork, onde escreveu “Fishy Tales” para a Graffiti Theatre Company, seguido por “Ginger Ale Boy” para a Corcadorca Theatre Company. A sua maior progresso surge com a produção da sua peça “Disco Pigs” em colaboração com o diretor Pat Kiernan da Corcadorca. Desde então, mudou-se para Londres, onde tem sido particularmente prolífico nos últimos cinco anos, elevando as suas produções para treze peças de teatro, duas peças radiofónicas e dois guiões.

Vencedor dos prémios Stewart Parker e George Devine em 1997, ganhou o prémio Abbey Theatre Writer in Association Award em 2006. As produções das suas peças no Festival de Edimburgo ganharam quatro Fringe First Awards, dois Critic’s Awards e um Herald Archangel Award (2008). As suas peças, destacando “Disco Pigs”[1], “Bedbound”, “Small Thing”, “Chatroom”, “New Electric Ballroom”[2] e “The Walworth Farce”, foram traduzidas para mais de 20 línguas e tiveram produções por toda a Europa, na Nova Zelândia e nos EUA. Escreveu duas peças radiofónicas, “Four Big Days in the Life of Dessie Banks” para a RTÉ, que ganhou o prémio I PA Radio Drama Award, e “The Monotonous Life of Little Miss P” para a BBC, que recebeu uma menção honrosa no Gran Prix Berlim. Escreveu o guião do filme “Disco Pigs” e co-escreveu o guião de “Hunger”, realizado por Steve McQueen e protagonizado por Michael Fassbender no papel de Bobby Sands, o ativista do IRA que morreu de fome em protesto contra o domínio britânico. Hunger obteve inúmeros prémios (ver abaixo), incluindo o prémio Caméra d’Or no Festival de Cannes, o prémio de Melhor Filme nos Evening Standard British Film Awards em 2009 e uma nomeação para Melhor Filme Britânico nos British Academy Film Awards. Escreveu uma adaptação da sua peça “Chatroom” para um filme realizado por Hideo Nakata, que foi selecionado para a secção Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2010. Atualmente, está a trabalhar em dois filmes – uma adaptação da história infantil “Island of the Aunts” de Eva Ibbotson e uma biografia de Dusty Springfield.

Menu Icon