Atriz | Produtora executiva
Vive e trabalha em Coimbra, no entanto é natural de Oliveira do Hospital, cidade na sombra da Serra. Lá, teve o seu primeiro contacto com teatro, em oficinas extracurriculares. Licenciou-se em Teatro e Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo aqui desenvolvido competências fundamentais como trabalhadora de teatro. Usa o seu nome completo, porque como feminista afincada que é, prioriza a igualdade em tudo.
Em 2021 ingressa no mestrado em Estudos do Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Trabalhou com nomes como Pedro Lamas, Francisca Moreira, Mário Montenegro, António Fonseca, Joana Ferrajão, Laetitia Morais e Cristina Francisco – pessoas responsáveis por vários campos fundamentais no teatro como a encenação, produção, dramaturgia, vídeo, limpeza, pede para que se mencione outra vez a questão da igualdade, toda a gente é importante no teatro.
Atualmente trabalha com a Companhia de Teatro MARIONET, onde desempenha funções como atriz, dramaturga, produtora, figurinista, comunicadora e aprendiz de feiticeira. Vive os seus loucos vintes, e sabe menos do que aquilo que gostaria.
Diretora de produção | Fotógrafa
Fotógrafa e diretora de produção da companhia de teatro Marionet, professora de Produção Teatral na Escola Superior de Educação de Coimbra e colaboradora da produtora cultural Lugar Comum. Licenciada em Comunicação e Design Multimédia com uma especialização em Marketing e Comunicação. Cat lover.
Diretor artístico | Ator | Dramaturgo | Encenador
Mário Montenegro, nasceu em 1970, no Porto. É encenador, ator, dramaturgo, investigador, professor. É membro fundador e diretor artístico da Marionet, onde dirigiu mais de 50 espetáculos e onde intervém também regularmente como ator e dramaturgo. Tem publicadas as peças “Revolução dos Corpos Celestes” (MAFIA, 2006), “Encontro em Possível” (CETUP, 2006), “A Expressão das Emoções” e “LED” (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018) e duas traduções, “Sr. de Chimpanzé” de Júlio Verne (Marionet, 2010) e “Cálculo” de Carl Djerassi (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011). Enquanto investigador, é membro integrado do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e interessa-se pelas intersecções entre as Artes Performativas e a Ciência. Foi professor convidado no curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na área de Estudos Teatrais e Performativos, e na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.
Cenógrafo | Figurinista | Artista Plástico
Vive e trabalha em Aveiro. Nasceu em 1954 na cidade de Luanda. Viveu em Portugal, Angola, Namíbia e África do Sul. Frequentou a Michaelis School of Fine Arts, Universidade do Cabo, Cidade do Cabo, África do Sul e o Curso de Gestores de Programação Artística promovido pela Culturgest (1998). Fez exposições de pintura individuais – na Galeria Malhoa, São Salvador da Bahia, Brasil, Museu de Aveiro, Galeria Municipal de Aveiro, Galeria Alda Cortez, Lisboa, ou Biblioteca da Universidade de Aveiro, Má Arte Galeria, Fórum da Maia Centr’arte – e colectivas – na Michaelis School of Fine Arts, Cidade do Cabo, África do Sul, S.N.B.A., Lisboa, Galeria Municipal de Aveiro, (Imagens para os Anos 90) Fundação de Serralves, Porto e Culturgest Lisboa, Castelo Branco, Nisa e Vila Velha de Ródão, Galeria 7 Coimbra, Má Arte Galeria Aveiro. Sócio fundador e membro da direcção da Associação Arte Cultura Aveiro ACAV de 1987 a 2001 (Presidente em 1992/96). No teatro colaborou com o GretUA, a C.T.A. Efémero e a companhia MARIONET, além de trabalhos pontuais com o Teatro da Trindade, Camaleão e a Companhia de Música Teatral.
Assessor de comunicação | Músico
Nasceu em Coimbra, em 1980, e por aqui decidiu ficar. A licenciatura e o doutoramento, ambos no dARQ / FCTUC, foram obtidos na área da arquitetura, mas em 2010 começou a dedicar-se à música. Desde então, fundou a banda Birds Are Indie e a agência Murmürio, colaborou com a associação cultural Lugar Comum e integra, desde 2018, a equipa da agência Blue House, onde desempenha os cargos de Diretor de Agenciamento e Produtor Executivo. Depois de uma gratificante experiência, como diretor musical, num espetáculo apresentado pela Trincheira Teatro, em 2023 iniciou a sua colaboração com a companhia Marionet, enquanto Assessor de Comunicação. Durante anos foi viciado em Nestum, mas isso já lá vai. Passa o seu tempo livre a viajar, em volta de mesas de amigos ou a ver ciclismo, curling e snooker na televisão, ao lado de quem mais gosta.
Assistente de produção
Silvia Carballo é licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluirá em breve o mestrado em Estudos Artísticos. Tem formação em Gestão Cultural pela Faculdade da Cultura da Universidade CLAEH do Uruguai e formação na área da Gestão Empresarial e dos Recursos Humanos.
Integrou a equipa de investigação da Faculdade da Cultura (Universidade CLAEH) que desenvolveu o projeto “Los públicos del ballet nacional”, durante os anos 2017 e 2018 (La nueva cultura del ballet en Uruguay. El BNS y sus públicos. UCLAEH-Ediciones Túnel. Montevidéu, 2021). Prestou apoio técnico ao projeto “Modes of Production” (CEIS20 – UC), no âmbito do qual foi produzido o estudo “Práticas ecológicas e sustentáveis nas artes performativas em Portugal”, integrado no projeto exploratório de investigação FCT GREENARTS e cuja fase inicial de inquirição contou com o apoio da Direção-Geral das Artes.
Tem trabalhado na formulação e gestão de projetos culturais, bem como na área da produção de espetáculos e projetos artísticos, no Uruguai e em Portugal. Desde 2021, participou na coordenação do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Integra a equipa editorial da Stylo – Revista de Estudos Artísticos que conta com o apoio da FLUC, do LIPA, do CEIS20 e do CEIH. Atualmente, integra a equipa da Marionet.
Produtor executivo
Vicente Paredes nasceu na cidade de Coimbra a 15 de fevereiro de 1996. Formou-se em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde, atualmente, frequenta o mestrado no mesmo curso, com especialização na área de Estudos Teatrais e Performativos. Foi colaborador do Teatro Académico de Gil Vicente (dir. Fernando Matos Oliveira), em Coimbra, onde trabalhou em contacto direto com equipas técnicas e artísticas (nacionais e internacionais) de variados campos artísticos. Enquanto colaborador do TAGV, deu apoio à produção e divulgação, fez serviço de bilheteira, Frente de Casa e Assistência de Sala. Trabalhou em várias edições de festivais como o Caminhos do Cinema Português (Caminhos Film Festival, dir. Vítor Ferreira) e o Festival Encontro de Novas Dramaturgias (END) – co-produção TAGV e Colectivo84 (dir. Mickael de Oliveira e John Romão). Em 2019 mudou-se para Montemor-o-Novo, Alto Alentejo, onde colaborou como Assistente de Produção, e foi responsável pela Difusão, Circulação e Comunicação na Associação Cultural Alma d’Arame (dir. Amândio Anastácio). Ainda em 2019 e desafiado por Carlos Costa (dir. artístico do Visões Úteis), professor da disciplina de Dramaturgia e Escrita Teatral do Mestrado em Estudos Artísticos, apresentou o espetáculo “Restos Mortais de”, no âmbito d’ ”O Festival Mais Pequeno do Mundo” – apresentado a 27 de junho no Teatro de Bolso, espaço do Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC).
Cabeleireiro
Atriz
Terminou a Licenciatura de Teatro – Ramo Actores, na Escola Superior de Teatro e Cinema, em 2017, com o espectáculo Primeira Imagem, de John Romão, no Teatro Nacional D. Maria II. Realizou diversas formações, com foco na exploração do corpo no espaço cénico e na voz como instrumento de expressão, com profissionais como João Garcia Miguel, Mónica Calle, João Fiadeiro, Joana Pupo, entre outros. Profissionalmente, trabalhou , mais recentemente, com a companhia Marionet, no espetáculo O Design Inteligente da Jenny Chow ; com o Teatro da Garagem em diversas edições de Depois De Babel ; no Zero, de Herlandson Duarte, integrado no Ciclo Try Better, Fail Better, no Teatro da Garagem; e no Menos Emergências, encenado por Ricardo Neves-Neves. Em cinema, trabalhou com realizadores como Micheal Sturminger e Vicente Alves do Ó.
Ator
Design Gráfico
Registo de vídeo
Videógrafa
Músico
Atriz
Video
Investigadora-atriz
Investigador-ator
Ator | Encenador | Dramaturgo | Produtor executivo
Investigadora-atriz
Consultora científica | Investigadora-atriz
Registo de vídeo
Atriz - Estágio curricular
Ilustradora
Investigadora-atriz
Intérprete
Consultora científica | Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Assistente de produção
Atriz
Investigadora-atriz
Atriz
Atriz
Atriz
Dramaturga
Investigadora-atriz
Investigador-ator
Editor de Vídeo
Assistente de produção - Estágio curricular
Investigadora-atriz
Atriz
Formou-se em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequentou o Curso de Musicais na EMAP-Primeiro Acto.
É atriz desde 2017, quando foi acolhida pela Companhia de Teatro Viv’arte como artista residente. Dessa parceria, que se estendeu até 2019, resultaram inúmeros espetáculos de rua e de palco, entre os quais se destacou como atriz em “Os Amores Ocultos de D. Afonso IV” (enc. Mário da Costa, 2018), “Les Fabliaux – Contos Eróticos Medievais” (enc. Natália Barbosa, 2018), e “Capitãs de Lesbos” (enc. Ana Filipe Costa, 2019). Ainda em 2017, encabeça o projeto musical Eva’s Sin como vocalista. Em 2019, integra o Ensemble/Grupo de Apoio do musical “RENT” (enc. Sofia de Castro). Participa ainda numa série de concertos em parceria com a Encontro de Sons.
Regressa ao teatro com a companhia Almanach em “Mulheres e Lugares – ReACT” (enc. Mário da Costa, 2022). Desde então, tem sido uma colaboradora regular da mesma companhia em eventos privados. Em 2023, protagoniza “Contra-Indicações” (enc. Mário Montenegro). É graças a esse projeto que é selecionada como bolseira Elizabeth MacLennan do curso intensivo de Teatro e Performance da SUISS, no mesmo ano.
Atriz - Estágio curricular
Assistente de produção - Estágio curricular
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Atriz
Ator - Estágio curricular
Carpinteiro
Consultor científico
Carpinteiro
Investigador-ator
Pintor
Consultora científica
Intérprete (estágio)
Atriz
Atriz
Produtora executiva
Atriz - Estágio curricular
Investigadora-dramaturga
Investigadora-atriz
Desenhador de Luz | Diretor Técnico
Consultora científica
Ator
Atriz
Investigadora-atriz
Figurinista
Atriz
Produtora executiva
Investigadora-atriz
Intérprete
Costureira
Desenhador de Luz | Diretor Técnico
Atriz - Estágio curricular
Investigador-ator
Investigadora-atriz
Atriz
Investigadora-atriz
Videógrafo
Videógrafo
Intérprete (estágio)
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Produtor executivo | Sonoplasta | Operador de som
Investigador-ator
Investigadora-atriz
Costureira
Assistente de produção
Construção de Cenário
Ilustrador
Videógrafa
Intérprete
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Ator | Encenador
Investigador-ator
Videógrafo
Ator
Ilustrador
Técnico de Palco
Ator - Estágio curricular
Desenhador de Luz | Diretor Técnico
Atriz
Investigador-ator
Engenheiro de Som
Ator
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Videógrafa
Atriz
Nasceu em Almada, em 1997. É licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. No Teatro Nacional Dona Maria II integrou espectáculos de Tiago Rodrigues, Teresa Coutinho, Ricardo Neves-Neves e Maria João Luís e leituras encenadas de Lígia Soares e Tiago Guedes. No ano de 2022 integrou o elenco de “Pour que les vent se lèvent”, uma co-produção internacional do Teatro Nacional São João e do Thèâtre National de Bordeaux, encenada por Nuno Cardoso e Catherine Marnas. Destaca ainda o seu trabalho noutros projetos com encenadores como Marlene Barreto, Jean-Paul Bucchieri, Tónan Quito, Pedro Saavedra, Levi Martins e Carlota Castro.
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Voz-Off
Intérprete
Intérprete LGP / Produtora Executiva
Cenógrafa | Figurinista
Dramaturga
Atriz
Investigadora-atriz
Atriz
Investigador-ator
Técnico de Palco
Investigador-ator
Assistente de produção - Estágio curricular
Investigador-ator
Iluminador | Operador de luz
Desenhador de Luz | Diretor Técnico
Assistente de produção - Estágio curricular
Ilustrador
Iluminador | Diretor técnico
Designer Gráfico | Registo de vídeo
Construção de Cenário
Músico
Ator
Músico
Investigadora-atriz
Investigador-ator
Consultora científica
Investigadora-atriz
Figurinista
Investigadora-atriz
Carpinteiro
Figurinos
Atriz
Produtora Executiva
Investigadora-atriz
Figurinista
Investigadora-atriz
Atriz
Investigador-ator
Videógrafa
Atriz
Desenhadora de Luz | Diretora Técnica
Consultor Científico | Tradutor
Investigadora-atriz
Ator
Atriz
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Consultora científica
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Consultora científica
Investigadora-atriz
Figurinista
Intérprete
Estagiária de Tradução
Intérprete (estágio)
Videógrafa
Investigadora-atriz
Operadora de luz | Diretora técnica
Investigadora-atriz
Videógrafo
Criador de Efeitos Olfativos
Figurinista
Atriz | Produtora executiva
Produtora Executiva
Investigadora-atriz | Consultora científica
Consultor científico | Dramaturgo
Luminotécnica
Ator
Investigador-ator
Videógrafo
Videógrafo
Ator - Estágio curricular
Videógrafo
1992, Setúbal, Portugal. Realizou Cabeça (Curtas Vila do Conde 2015), Rochas e Minerais (IndieLisboa 2016), Surroundings (FUSO 2017), Fortuna (EUREKA – Cinemateca de Bogotá 2019). Para além do percurso cinematográfico, desenvolve instalações de vídeo: Dez de Pentáculos – Appleton, Lisboa 2022; Algo se Mexeu – Útero, Lisboa 2022; Multidermis Expanded – Lapso Galeria, Setúbal 2021. É membro do Laboratório da Torre – Laboratório de Cinema Experimental, Porto. Professor, desde 2017, no curso Cinema/Imagem em Movimento no Ar.Co.
Ilustrador
Cenógrafa | Figurinista
Atriz
Ator | Produtor executivo
Atriz
Designer Gráfico
Consultor Científico
Ator
Ator | Dramaturgo | Assistente de produção
Investigador-ator
Fotógrafo | Registo de vídeo
Ator | Encenador
Músico
OCH é um performer-compositor-tecnólogo a trabalhar em música e computação quântica, telemática, multimédia, e improvisação. Ele tem interesse por tecnologia emergente, cinema, ensino, e performar novas peças. Obteve o PhD na UC Irvine com a investigação Adventures in Quantumland (quantumland.art). E anteriormente tinha obtido Mestrado em Composição e Teoria Musical na ESMAE com investigação sobre a relação entre Música e Pintura. Em anos recentes, o seu trabalho foi reconhecido com bolsas e prémios da MSCA, Fulbright, FCT, Medici, Beall Center for Art+Technology, e IBM.
omarcostahamido.com
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Investigador-ator
Investigadora-atriz
Atriz
Sonoplasta
Fotógrafo
Ator
Desenhador de Luz | Diretor Técnico
Videógrafo
Ator
Videógrafo
Consultor Científico
Atriz
Investigadora-atriz
Intérprete
Investigadora-atriz
Atriz
Maquilhadora
Ilustrador
Ator
Consultora científica
Cenógrafa
Figurinista
Música
Investigadora-atriz
Investigador-ator
Videógrafo | Fotógrafo
Investigadora-atriz
Sonoplasta | Luminotécnico
Investigador-ator
Ator
Programador de Sensores
Desenhador de Luz | Diretor Técnico
Investigador-ator
Atriz
Vídeo
Investigadora-atriz
Atriz
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz | Consultora científica
Investigadora-atriz
Artista sonoro
Direção Técnica e Iluminação
Fotógrafa
Atriz
Tradutora - Estágio Curricular
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Bailarina
Fotógrafa | Formadora
Tradutora - Estágio Curricular
Investigadora-atriz
Atriz
Atriz
Ator
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz | Produtora executiva | Consultora científica
Atriz - Estágio curricular
Coreógrafo
Consultor científico
Intérprete
Investigador-ator
Sonoplasta
Programador Informático
Intérprete (estágio)
Músico
Intérprete
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Desenhadora de Luz | Diretora Técnica
Investigadora-atriz
Investigadora-atriz
Programador Informático
Intérprete (estágio)
Investigadora-atriz
Ator
Zé Ribeiro é um ator natural da cidade de Guimarães (1996). É licenciado em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (2014-2017) e conta também com o curso de interpretação no Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra – CITAC (2016-2017).
Foi dirigido em teatro por: Adérito Araújo, Cheila Pereira, Cristina Briona, Diana Sá, Gil Mac, Guilherme Pompeu, Margarida Cabral, Nuno Preto, Paula Garcia, Paulo Mota, Rafaela Santos, Rui Horta e Vítor Hugo Pontes.