A CRIAÇÃO
Em 2021, e pelo segundo ano consecutivo, a Marionet em pareceria com o CNC e o CEIS20 ganharam a iniciativa de Promoção de Cultura Científica. O projeto que candidatávamos este ano tinha como objecto de trabalho as doenças neuropsiquiátricas, em especial a Doença Bipolar.
Doença Bipolar é uma doença neuropsiquiátrica que se caracteriza pela alternância entre episódios de euforia e de depressão. Pode por isso ser muito incapacitante, resultando em perturbações no sono, em maior propensão para o desenvolvimento de outras patologias (p. ex. cardiovasculares e neurológicas) e num grande impacto social na vida de doente e familiares. No entanto, a Doença Bipolar não tem de ser vista como limitante, e importa sobretudo diminuir o estigma social que ainda rodeia esta e muitas outras doenças mentais, e que muitas vezes inibe os doentes de procurar ajuda.
O projeto foi trabalhado no âmbito do “Laboratório do Desconhecimento”, uma iniciativa de pesquisa e criação, criada pela Marionet em 2018, com a finalidade de abordar desafios científicos com uma equipa interdisciplinar de cientistas e artistas.
Doença Bipolar: Um Outro Lado (Vídeo)
“Doença Bipolar: Um Outro Lado” teve a sua primeira expressão pública num vídeo, realizado por Tiago Cerveira, com a direção de Mário Montenegro, a consultoria científica e interpretação das investigadoras do CNC, Ana Catarina Pereira e Cláudia Fragão Pereira, e dos médicos psiquiatras do CHUC – Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Nuno Madeira e Tiago Santos. Foi musicado por Marcelo Dos Reis e produzido pelas equipas da Marionet e do CNC. Este vídeo encontra-se online, no Youtube da Marionet.
CNC UC