Próxima paragem: Noite Europeia dos Investigadores
Regressamos à Noite Europeia dos Investigadores!
Doença Bipolar: Um outro lado é um projeto criado no âmbito do Laboratório do Desconhecimento, em parceria com o CNC UC e com o apoio da Universidade de Coimbra através do prémio de 2021 de Apoio à Promoção da Cultura Científica.
Neste projeto, propomos articular conteúdos científicos na área das ciências da saúde e das artes através da criação de conteúdos artísticos multimédia, de forma a envolver a sociedade nestes temas. No dia 30 de setembro, no edifício Chiado, será apresentado um vídeo interpretado por médicos e investigadores que trabalham com a Doença Bipolar.
A Doença Bipolar é uma doença neuropsiquiátrica que se caracteriza pela alternância entre episódios de euforia e de depressão. Pode por isso ser muito incapacitante, resultando em perturbações no sono, em maior propensão para o desenvolvimento de outras patologias (p. ex. cardiovasculares e neurológicas) e num grande impacto social na vida de doente e familiares. No entanto, a Doença Bipolar não tem de ser vista como limitadora, e importa sobretudo diminuir o estigma social que ainda rodeia esta e muitas outras doenças mentais, e que muitas vezes inibe os doentes de procurar ajuda. Assim, uma estratégia de comunicação eficaz na área das doenças mentais, em particular da Doença Bipolar, é fundamental para reduzir o estigma e promover a sensibilização da sociedade para estas doenças.
A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) – European Researchers’ Night – é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo aproximar investigadores e cidadãos.
- Produções
- Doença Bipolar: Um Outro Lado
- Projetos
- Doença Bipolar: Um Outro Lado