Conversa pós "Apneia"
Na próxima sexta-feira, dia 17 de março, após a estreia do documentário “APNEIA”, na Casa do Cinema de Coimbra, terá lugar uma conversa com profissionais de saúde, cientistas, doentes e os criadores do documentário.
Os convidados são Isaías Craveiro, doente de apneia do sono, Joaquim Moita, pneumologista, coordenador do Centro de Medicina do Sono (CMS) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Mafalda Ferreira, técnica superior de diagnóstico e terapêutica do CMS, Núria Madureira, pediatra nas áreas de pneumologia e do sono, no Hospital Pediátrico de Coimbra, Ana Rita Álvaro, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC UC), especialista em doenças do sono, e Mário Montenegro, diretor artístico da Marionet e do documentário APNEIA.
A conversa será moderada por Sara Amaral, coordenadora do gabinete de comunicação de ciência do CNC UC.
SOBRE O PAINEL
Isaías Craveiro
Doente de apneia do sono, com 66 anos, diagnosticado há 3 anos. Considera que a problemática do sono deveria merecer divulgação aprofundada e conducente ao rastreio para que os riscos que os doentes podem correr por falta de conhecimento dos sintomas e tratamentos associados à doença sejam reduzidos. Não deverá existir receio de ser diagnosticado uma vez que os tratamentos melhoram a qualidade de vida dos doentes.
Joaquim Moita
Pneumologista, coordenador do Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Diagnostica e acompanha doentes com Apneia do Sono. Ao longo do documentário podemos ver a sua perspetiva, enquanto pneumologista, especialista nesta doença, que deve entender os sintomas, monitorizar o doente e indicar a melhor maneira de diagnosticar ou tratar a apneia do sono.
Mafalda Ferreira
Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) Neurofisiologia, Centro de Medicina do Sono do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Tem um papel muito relevante no diagnóstico dos doentes com Apneia do Sono através da análise de parâmetros do sono. Conta-nos a sua perspetiva da doença e do documentário, de um ponto de vista técnico.
Núria Madureira
Pediatra nas áreas de pneumologia e sono, responsável pelo Laboratório de Sono e Ventilação do Hospital Pediátrico de Coimbra. Convidada para esta conversa com o intuito de relembrar que a Apneia do Sono não é uma doença que afeta apenas adultos, mas também crianças. Uma visão importante sobre como este documentário poderá despertar para esta temática em pequenos e graúdos.
Ana Rita Álvaro
Investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. Tem-se focado no estudo de doenças do sono, como a Apneia do Sono e a Insónia, e identificação de novas estratégias que permitam antecipar o seu diagnóstico e tratamento. Conta-nos como as diferentes vertentes da Apneia do Sono, desde o doente ao profissional de saúde, se cruzam com o mundo da investigação e como este documentário reflete esta necessidade de interação e interdisciplinaridade.
Mário Montenegro
Professor de Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra e diretor artístico da Marionet, é também responsável pela direção artística do documentário APNEIA. Coordena, desde 2018, o projeto “Dormir ou não dormir?“, que vem pesquisando e criando diversos formatos artísticos em torno da Apneia do Sono, em estreita colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular, em particular com o grupo de investigação de Ana Rita Álvaro. Trará para esta conversa a perspectiva artística deste processo de criação.
- Produções
- Morfeu e Apneia
- APNEIA
- Projetos
- Dormir ou não dormir?
- Clipping
- Marionet estreia documentário “Apneia” em Coimbra [Direção-Geral das Artes]
- No Dia Mundial do Sono filme alerta para riscos da apneia [Porto.]
- Portugal promove consciencialização sobre a importância do descanso [Campeão das Províncias]
- 15 de Março: Associação Portuguesa de Sono assinala o Dia Mundial do Sono com actividades de sensibilização por todo o país [Alvorada]
- Associação assinala Dia Mundial do Sono com atividades de sensibilização [Healthnews]