Vem aí uma peça iMaculada...
No ano em que se assinala o centenário do nascimento do cientista e dramaturgo Carl Djerassi, a Marionet relembra uma figura com a qual a nossa companhia colaborou diretamente em espetáculos anteriores e que ficou mundialmente conhecido como o inventor da pílula.
A comercialização em larga escala deste inovador método contracetivo, contribuiu para uma profunda transformação social, acerca da qual “iMaculada” se debruça. Neste espetáculo, a Marionet parte do processo histórico de desenvolvimento da pílula, assim como do impacto e resistências que a sua utilização provocou (e ainda provoca).
Segundo as palavras de Mário Montenegro, o nosso Diretor Artístico e autor do texto original de “iMaculada”, a criação teve por base «um trabalho de pesquisa referente à história do desenvolvimento da pílula, o modo como esta atua no corpo feminino, a sua receção pública e o seu impacto social», sendo que, ao longo da peça, estas e outras questões «atravessam os pensamentos, as palavras, as ações e as situações que são representadas pelos intérpretes». Ficou ainda sublinhada a importância de Carl Djerassi no percurso da Marionet, que «produziu duas das suas peças, tendo o autor assistido à apresentação da primeira [“Cálculo“], em Coimbra, e financiado a segunda [“Ego“], que acabou por estrear já após a sua morte».
A estreia de “iMaculada” está marcada para 25 de outubro, contando com sessões também nos dois dias seguintes, sempre às 21:30, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra. Os bilhetes estão disponíveis na bilheteira do TAGV, nas lojas FNAC e na BOL. Juntem-se a nós!
- Produções
- iMaculada