Capture The Sun – The science of things that aren’t so
Capture The Sun – The science of things that aren’t so
George D. Morgan
Em 1988 um trabalhador do Departamento de Energia dos Estados Unidos recebeu um pedido de financiamento de dois cientistas a trabalhar na Universidade do Utah – Stanley Pons e Martin Fleischmann.
O formulário pedia fundos para financiar a pesquisa deles sobre fusão à temperatura ambiente induzida quimicamente. O processo normal requeria que esse tipo de pedido de apoio passasse por revisão por pares, e o formulário foi enviado para um outro cientista que estava silenciosamente a trabalhar em experiências semelhantes – Steven E. Jones.
Ironicamente, Jones trabalhava numa outra universidade do Utah – Brigham Young, a uns meros quarenta e cinco minutos de automóvel a sul de Pons e Fleischmann. O acaso desta proximidade acabaria por ter consequência imprevistas e ruinosas para todos os três. A seu tempo, estes viriam a ser tanto elogiados como injuriados, aceites e esquecidos, famosos e infames.
Eventualmente os sacrossantos salões da Ciência viriam a excomungar todos os três por terem cometido um pecado imperdoável: a arrogância desmedida. A “invenção” deles viria a ser chamada de “fusão a frio”. Trazia com ela a promessa de energia barata e inexaurível.
Disponível
2019
978-1503-280007
Peça de Teatro
Edição de Autor
George D. Morgan
George D. Morgan, filho de Mary Sherman Morgan, inventora do combustível para foguetes Hydyne, usado pelos Estados Unidos para pôr o seu primeiro satélite em órbita, é um aclamado autor, dramaturgo e argumentista. Tirou o BA em Escrita Criativa pela California State University Channel Islands e o MFA em Escrita para Artes Performativas pela University of California, Riverside, Palm Desert Writing Program.
É autor de mais de uma dezena de peças e musicais incluindo Second To Die, Nevada Belle e Thunder in the Valley. É também (e sobretudo) autor de Rocket Girl, peça baseada na vida da primeira cientista aeroespacial americana (a sua mãe, Mary Sherman Morgan), estreada em 2008 na Caltech, onde é dramaturgo residente, e primeira de uma trilogia de peças de tema científico. A segunda peça desta trilogia é Pasadena Babylon, estreada em 2010 e semi-finalista do concurso de dramaturgia Alfred P. Sloan do Sundance Institute. A trilogia é fechada por Capture The Sun, peça que trata a controvérsia de 1989 em torno de Stanley Pons e Martin Fleischmann e da fusão a frio.
Morgan é membro activo quer da Dramatists Guild quer da Writers Guild of America.