Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

Children of the Sun

Partilhar
test
TÍTULO
Children of the Sun
AUTORES(AS)

Maxim Gorky

SINOPSE

Protasov, desapegado e idealista, quer apenas mergulhar em experiências químicas para aperfeiçoar a humanidade. Ele é mais ou menos alheio aos avanços sedentos da viúva meio-louca Melaniya e à perseguição implacável do seu melhor amigo pela sua esposa esposa, sem falar da epidemia de cólera e da multidão faminta agarrada aos portões. Enquanto Nanny fica agitada, o círculo de admiração de Protasov (variadamente cético, romântico e apaixonado) discute a cultura e o cosmos. Apenas Liza, neurótica e paternalista, sente o sofrimento dos camponeses e que seu próprio mundo privilegiado está em perigo.

Escrito durante a Revolução Russa de 1905, a peça sombria e cómica “Filhos do Sol”, de Maxim Gorky, retrata a nova classe média, tola talvez, mas agradável, enquanto se debate, filosofando entre tubos de ensaio, sem prever a sua aniquilação iminente.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
1905
ISBN
978-0-571-30487-5
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Faber and Faber
biografia

Maxim Gorky

Maxim Gorky, cujo nome verdadeiro era Aleksei Maximovich Peshkov, nasceu a 16 de março de 1868, na cidade de Nizhny Novgorod, que em 1932 foi renomeada Gorky em sua homenagem. A partir dos 10 anos, Gorky estava praticamente sozinho, e trabalhou numa grande variedade de ocupações, entre elas moço de recados e copeiro. Numa idade muito tenra, ele viu muito do lado brutal e obscuro da vida e armazenou detalhes para as histórias, romances, peças e memórias cruas e realistas que ele escreveu mais tarde.

Foma Gordeyev (1899) estabeleceu Gorky como um grande romancista. É a história de um homem bem-intencionado, mas fraco, que sente nojo, tédio e culpa por ser herdeiro de um negócio familiar lucrativo. Ele rebela-se contra sua família e contra a sua classe, mas falta-lhe fibra moral e, no final, a força da tradição derrotam-no e destroem-no. Neste romance e em todos os seus trabalhos posteriores, Gorky identifica-se como inimigo do capitalismo e descreveu a sociedade da Rússia pré-revolucionária como monótona e sombria.

Gorky começou a escrever peças e formou conexões estreitas com o Teatro de Arte de Moscovo, que em 1902 produziu a sua peça mais famosa, The Lower Depths. Uma peça que mostra a miséria e a total desesperança da vida das pessoas na base da sociedade russa e, ao mesmo tempo, examina as ilusões com que muitas das pessoas infelizes se sustentam.

Menu Icon