Mnemonic
Mnemonic
Simon McBurney, Complicite Company
Em 1991, turistas ao descer um pico de 3000 metros descobrem um corpo nu e enrugado emergindo do gelo. Quão antigo será? Um homem sozinho no seu apartamento de Londres, incapaz de dormir, esquadrinha a sua memória. Ou será que imagina?
Lugar e memória colidem quando histórias que são mais antigas que o milénio se ligam a histórias que nos rodeiam no dia-a-dia. Histórias de viagens fragmentam-se, refletem-se, repetem-se e transitam como o próprio acto da memória à medida que “Mnemonic” põe em questão o nosso entendimento de tempo, a nossa capacidade de distorcer a história e as nossas tentativas de recontar o passado.
Concebido e encenado por Simon McBurney, “Mnemonic” foi criado pela Companhia para o Festival de Salzburgo de 1999. Foi apresentado em Londres em Novembro de 1999, altura em que lhe foi atribuído o prémio para Melhor Peça Nova pelo Critics’ Circle. Foi reposto em 2001.
Disponível
2001
978-0-413-74720-4
Peça de Teatro
Methuen Publishing Ltd. (Collection: Methuen Drama)
Simon McBurney
Ator, escritor, encenador e cofundador da Complicité, Simon McBurney criou e entrou em mais de 30 produções e a companhia recebeu mais de 50 importantes prémios de teatro em todo o mundo.
Trabalhos de encenação recentes para a Complicité incluem: “The Encounter” (2015), “The Master and Margarita” (2012), “The Magic Flute” de Wolfgang Amadeus Mozart (English National Opera, 2012), “A Dog’s Heart” uma ópera original produzida pela De Nederlandse Opera e a English National Opera em colaboração com a Complicité (2010), “Shun-kin” (2008), “A Disappearing Number” (2007), “A Minute Too Late” (2005), “Measure for Measure” de William Shakespeare (2004), “The Elephant Vanishes” baseado nos contos de Haruki Murakami (2003), “Pet Shop Boys Meet Eisenstein” e “Strange Poetry” com a Los Angeles Philharmonic Orchestra (Walt Disney Concert Hall, 2004).
Outros créditos de encenação incluem “All My Sons” de Arthur Miller (na Broadway com John Lithgow, Diane Wiest, Patrick Wilson e Katie Holmes, 2008), “The Resistible Rise of Arturo Ui” de Bertolt Brecht (com Al Pacino em Nova Iorque, 2002).
Em 2012, foi o primeiro Artista Britânico Associado do Festival de Avignon e a sua adaptação de “The Master” and Margarita de Bulgakov foi a peça central do festival. Em 2009 recebeu por “Shun-kin” o Grande Prémio para Melhor Encenador do Yomiuri Theatre (foi o primeiro artista não-Japonês a receber o prémio) e foi recipiente do prémio Konrad Wolf da Academia de Artes de Berlim 2008 para Artista Multidisciplinar Europeu Excepcional.
Enquanto actor participou em várias longas-metragens incluindo “Mission: Impossible – Rogue Nation” (Direcção de Christopher McQuarrie, 2015), “The Theory of Everything” (Direcção de James Marsh, 2014), “Magic in the Moonlight” (Direcção de Woody Allen, 2014), “Tinker Tailor Soldier Spy” (Direcção de Tomas Alfredson, 2011), “Jane Eyre” (Direcção de Cary Fukunaga, 2011), “The Duchess” (Direcção de Saul Dibb, 2008) e “The Last King of Scotland” (Direcção de Kevin Macdonald, 2006).
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