Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Le Théâtre des Sciences

Partilhar
test
TÍTULO
Le Théâtre des Sciences
AUTORES(AS)

Michel Valmer

SINOPSE

Desde as suas origens na Grécia antiga, o teatro e a ciência mantiveram laços complexos, apaixonados e férteis. William Shakespeare, Ben Jonson, Molière, Cyrano de Bergerac, Diderot, August Strindberg, Sacha Guitry, Jules Romains, Bertolt Brecht, Edward Bond, Peter Brook, Jean-Claude Carrière ou Bob Wilson, para citar apenas alguns grandes nomes, testemunham o fenómeno.

 

Combinando reflexões teóricas e experiências de campo, Michel Valmer procura, nesta obra, descrever os efeitos produzidos pela ciência na arte teatral quando esta evoca a ciência, fora de qualquer popularização redutora. Depois de ter identificado os princípios constitutivos e as figuras regularmente atuantes no teatro científico — a dupla do Louco e do Cientista, o teatro-máquina ou o ator-objeto… — e ter revelado um tipo específico de distanciamento (emoção reflexiva) ou, ainda, um estatuto particular de verdadeiro e falso, analisa três encenações de textos de Strindberg, Kleberg e Gatti e entrevista praticantes do teatro contemporâneo (Benedetto, Bourdet, Gatti, Jourdheuil, Nichet, Paquet, Peyret, Régy, Sivadier, etc. ) que demonstraram preocupação com a ciência durante seu trabalho.

 

Ao fazê-lo, mostra que o encontro ciência/teatro leva o teatro científico a adotar regras de produção que obrigam o teatro a questionar-se, de uma forma mais geral, sobre o seu futuro, a sua estética e a sua dramaturgia.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2005
ISBN
2-271-06379-5
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
CNRS Editions
biografia

Michel Valmer é diretor da companhia de teatro Science 89, sediada na cidade francesa de Nantes.

 

Autor de vários artigos sobre a relação entre teatro e ciência, defendeu em 2002 a sua Tese de Doutoramento “Le théâtre de sciences vu de la scène”, na Universidade da Borgonha.

Menu Icon