Literature and Science in the Nineteenth Century
Literature and Science in the Nineteenth Century
Laura Otis
Apesar de estarmos habituados a pensar na Ciência e nas Humanidades como disciplinas separadas, no século dezanove essa divisão não era reconhecida. Como o cientista John Tyndall precisou, não só a Ciência e a Literatura se esforçavam ambas por “melhorar a posição do homem”, como partilhavam uma linguagem e herança cultural comuns. A escrita de cientistas e romancistas ocupava-se dos mesmos temas: a busca pelas “origens”, a natureza da relação entre a sociedade e o indivíduo, e o que significava ser-se humano. Esta antologia junta uma generosa seleção de material científico e literário para explorar as trocas e interações entre elas. Alimentados por um imaginário comum, tanto cientistas como escritores usaram histórias, imagética, estilo e estrutura para comunicar e produzir obras capazes de perdurar no tempo.
Esta antologia inclui textos de Charles Babbage, Charles Darwin, Sir Humphry Davy, Charles Dickens, George Eliot, Michael Faraday, Thomas Malthus, Louis Pasteur, Edgar Allan Poe, Mary Shelley, Mark Twain e muitos outros, com introduções e notas para guiar o leitor através dos muitos elos do tema.
Disponível
2009
978-0-19-955465-2
Estudo
Oxford World’s Classics
Laura Otis
Laura Otis tem treino em neurociências e é doutorada em literatura. Estuda as formas de intersecção entre a literatura e o teatro. Na sua pesquisa interdisciplinar, compara as descrições, por escritores científicos e literários, de memória, identidade, emoção e pensamento. A sua pesquisa tem sido apoiada por bolsas MacArthur, Guggenheim, Fullbright e Humbldt.
Otis obteve o seu B.S. em Bioquímica pela Universidade de Yale, o M.A. em Neurociência pela Universidade da Califórnia em São Francisco, o Ph.D. em Literatura Comparativa pela Universidade de Cornell, e o M.F.A. em Ficção pelo Warren College. É, desde 2004, professora de Inglês na Universidade de Emory, onde leciona cadeiras interdisciplinares de literatura, neurociências, ciências cognitivas e medicina.
É autora de “Organic Memory” (1994), “Membranes” (1999), “Networking” (2001), “Müller’s Lab” (2007), “Rethinking Thought” (2016) e “Banned Emotions” (2019). Também traduziu as “Vacation Stories” do neurobiólogo Santiago Ramón y Cajal para inglês e editou “Literature and Science in the Nineteenth Century: An Anthology” (2002, disponível no CDAPC).
Escritora de ficção ao mesmo tempo que estudiosa, é autora dos romances “Clean”, “Refiner’s Fire”, “Lacking in Substance”, “The Tantalus Letters” e “The Memory Hive”.
Mais informação:
- Notícias
- Regras de funcionamento do CDAPC