Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Performance, Medicine and the Human

Partilhar
test
TÍTULO
Performance, Medicine and the Human
AUTORES(AS)

Alex Mermikides

SINOPSE

A performance e a medicina convergem hoje de formas sem precedentes. Performance, Medicine and the Human examina este campo diverso e emocionante, oferecendo casos de estudo baseados na experiência de devising da própria autora para performances em colaboração com doentes oncológicos, cientistas biomédicos e educadores da área da saúde.

O exame da performance médica contemporânea revela uma antiga preocupação com o humano evidente nas práticas quer do teatro que da saúde. Tal como a medicina, o teatro exibe o humano de forma a compreender e, talvez, aliviar o sofrimento inerente à condição humana. A prática médica constitui uma espécie de teatro em que médicos, enfermeiros e pacientes performam a sua humanidade e qualidades humanas – num momento em que estas noções estão a ser repensadas nos seus fundamentos. As suas descobertas são relevantes para académicos dos estudos performativos, das humanidades médicas, da educação de saúde e para lá destes.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2020
ISBN
978-1-350-23599-1
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
Methuen Drama
biografia

Alex Mermikides

A Dra. Alex Mermikides é diretora dos programas de doutoramento únicos da Guildhall School of Music & Drama, distintivamente focados na pesquisa em, através e para as artes performativas.

A sua pesquisa pessoal faz também uma ponte entre a erudição e a prática, esta última enquanto encenadora e dramaturga. Tem escrito sobre a criação teatral contemporânea (em particular sobre devising e performance interdisciplinar) e sobre a interface entre teatro e a medicina no Reino Unido. Tem publicados os livros Devising in Process (Palgrave 2010), Performance and the Medical Body (Methuen Bloomsbury 2016) e Performance, Medicine and the Human (Methuen Bloomsbury 2020).

É diretora da Chimera, uma rede de arte/investigação fundada em 2012 com uma bolsa do Arts and Humanities Research Council. Através desta, cria performances sobre temas médicos, trabalhando geralmente em colaboração com pacientes e médicos especialistas. Alguns projetos recentes incluem Bloodlines sobre a experiência de pacientes de transplantes de células estaminais, produzido no Museu da Ciência em Londres, no Hospital Universitário de Antuérpia e no Festival de Ciência de Manchester, entre outros. O projeto Careful, desenvolvido com o apoio do Arts Council, explora os temas da compaixão, do cuidado e da empatia através da perspectiva de enfermeiras. O seu trabalho esteve presente no The Guardian, no Times Higher Educational Supplement e no This Week (BBC Radio 4).
“I and you” Becomes “I am you”: The Audience’s Gaze in Contemporary Medical Performance

Mais informação: gsmd.ac.uk

Menu Icon