Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

QED

Partilhar
test
TÍTULO
QED
AUTORES(AS)

Peter Parnell

SINOPSE

O falecido e grande físico Richard Feynman é o sujeito do quase-monólogo de Peter Parnell, QED, um recente triunfo de Alan Alda na Broadway no papel de Feynman. Passando-se no escritório de Feynman no fim de semana em que este descobre que tem um cancro terminal, esta peça é um tour-de-force que capta o seu génio único e endiabrado. à medida que lemos sobre o trabalho no Manhattan Project, sobre a reconstrução do desastre do vaivém espacial Challenger, a teoria electrodinâmica quântica que lhe valeu um Prémio Nobel, assim como sobre os detalhes íntimos da vida pessoal de Feynman, começamos a gostar do homem por trás da ciência. E lemos fascinados à medida que ele leva o problema da própria morte a uma poderosa conclusão. Com um atencioso prefácio de Alda, esta é uma peça comovente e essencial para os fans de teatro e de ciência em todo o lado.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2002
ISBN
1-55783-592-6
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Applause Theatre & Cinema Books
biografia

Peter Parnell

Peter Parnell, nascido em 1953, é um dramaturgo americano que escreve para a Broadway, para a televisão, e é autor de livros para a infância.  Parnell também é Vice-Presidente da Dramatists Guild of America, a associação profissional de dramaturgos, compositores, letristas e libretistas.

A sua peça mais recente, Dada Woof Papa Hot, foi-lhe encomendada e estreou pela Lincoln Center Theater Company. A peça Trumpery (disponível no CDAPC) estreou na Atlantic Theater Company. QED (também disponível no CDAPC), com a interpretação de Alan Alda no papel do físico Richard Feynman, estreou no Mark Taper Forum em Los Angeles, e foi apresentado na Broadway no Vivian Beaumont Theatre (pela Lincoln Center Theater Company). A sua adaptação em duas partes de The Cider House Rules de John Irving foi produzida pela Seattle Rep, o Mark Taper Forum, e a Atlantic Theater Company, e recebeu o prémio da American Theatre Critics Association. Parnell escreveu o novo livro para a reposição de On A Clear Day You Can See Forever de Lerner and Lane na Broadway, com Harry Connick Jr. e Jessie Mueller no elenco. As suas outras peças foram inicialmente produzidas pelo Public Theater e na Playwrights Horizons em Nova Iorque. Para a televisão, Parnell foi co-produtor para The West Wing (duas citações para prémios Emmy), e produtor ou supervisor de produção para várias outras séries, mais recentemente The Last Tycoon para a Amazon. Parnell é co-autor, com Justin Richardson, do premiado And Tango Makes Three, que foi um Livro Notável da American Library Association, vencedor de um prémio Henry Bergh, e esteve na Lista dos Dez Livros Mais Banidos (Contestados) da ALA durante muitos anos desde a sua publicação original em 2005. Parnell é membro da Dramatists Guild, e um seu anterior Vice-Presidente.

Menu Icon