Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Quantum Theatre – Science and Contemporary Performance

Partilhar
test
TÍTULO
Quantum Theatre – Science and Contemporary Performance
AUTORES(AS)

Paul Johnson

SINOPSE

“Quantum Theatre” usa a ciência da mecânica quântica para construir um rigoroso quadro de análise da prática da performance e do evento teatral, e a performance ao vivo enquanto meio de explorar as implicações da mecânica quântica. São usadas ideias chave da física para desenvolver uma abordagem interdisciplinar à escrita sobre o trabalho de um número de praticantes de teatro britânicos em termos de identidade, observação e jogo. O que este tipo de análise faz é possibilitar um exame de aspectos da performance que podem permanecer escondidos e assim fazer incidir uma nova luz sobre o evento performático.

Este é o primeiro estudo no seu género a desenvolver um tal quadro de análise para a performance contemporânea, e oferece uma alternativa coerente ao pósmodernismo como quadro teórico para escrever sobre performance. Desta forma, este livro desenvolve uma metodologia que pode ser aplicada a um largo espectro de práticas performáticas. Apresenta, além do mais, uma análise do trabalho de um número de criadores de performance contemporâneos, incluindo o Vincent Dance Theatre e o Triangle Theatre.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2012
ISBN
978-1-4438-4113-9
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
Cambridge Scholars Publishing
biografia

Paul Johnson tem formação académica quer nas artes quer nas ciências; a sua primeira formação foi em Física e Estudos Teatrais, e a sua pesquisa tem explorado frequentemente as intersecções e interacções entre disciplinas. Trabalhou em Pesquisa Teatral Aplicada no Centre for Applied Theatre Research da Universidade de Manchester, em projectos que nvestigavam teatro em museus e de que forma as artes performativas podem envolver os jovens em questões ligadas à ciência biomédica (com apoio da Wellcome Trust).

Paul Johnson trabalhou em teatro como dramaturgo e encenador, assim como numa variedade de outras funções, do trabalho com jovens a leitor de argumentos para o Departamento Literário da Birmingham Rep.

É membro activo da SCUDD, a associação de estudantes de Drama, de que foi Vice-director de 2007 a 2010. Pertence ao Strategic Advisory Board of Arts Connect (a organização ponte do Arts Council England para as Midlands Ocidentais), ao Board of Chester Visual Arts, e é membro da RSA.

Menu Icon