Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

Rain Dance

Partilhar
test
TÍTULO
Rain Dance
AUTORES(AS)

Lanford Wilson

SINOPSE

Numa cantina decrépita em Los Alamos, no Novo México, na noite de 15 de Julho de 1945, quatro pessoas esperam o teste da bomba atómica. Cada uma delas está direta ou indiretamente ligada ao ultra secreto projeto Trinity, e com o correr da noite o horror do que está prestes a ser libertado no mundo começa a tornar-se claro para elas. À medida que crescem as tensões, e questões de ciência, religião e moralidade entram em colisão, “Rain Dance” torna palpável a excitante e aterrorizadora viagem dos nossos primeiros passos na era atómica.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2005
ISBN
978-0-8222-1980-8
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Dramatists Play Service, Inc.
biografia

Lanford Wilson

Lanford Wilson, nascido a 13 de Abril de 1937, foi um importante dramaturgo americano. O seu trabalho era, segundo o The New York Times, “terra-a-terra, realista, imensamente admirado e amplamente encenado”. Wilson foi instrumental no desenvolvimento do movimento teatral Off-Off-Broadway, sobretudo com as suas primeiras peças, produzidas para o Caffe Cino a partir de 1964. Foi um dos primeiros dramaturgos a passar da Off-Off-Broadway para a Off-Broadway, e posteriormente para a Broadway e além.

Recebeu o prémio Pulitzer para Teatro em 1980 e em 2001 foi eleito para o Theater Hall of Fame. Em 2004, foi eleito para a American Academy of Arts and Letters e recebeu o prémio da PEN/Laura Pels International Foundation for Theater. Foi nomeado para três prémios Tony e recebeu um prémio Drama Desk e cinco prémios Obie.

A sua peça The Madness of Lady Bright de 1964, foi o seu primeiro grande sucesso, seguido por outros trabalhos, ao longo dos anos 60, exprimindo toda uma variedade de temas sociais e românticos. Em 1969, com o encenador Marshall W. Mason, fundou a Circle Repertory Company, para que escreveu muitas peças durante os anos 70. The Hot l Baltimore, de 1973, foi o primeiro sucesso da companhia quer com o público quer com a crítica. A produção Off-Broadway excedeu as 1000 apresentações
A peça Fifth of July, produzida inicialmente pela Circle Repertory em 1978, valeu-lhe um prémio Tony pela produção na Broadway (que estreou em 1980).  Uma prequela a Fifth of July intitulada Talley’s Folly (estreada em 1979 na Circle Repertory) estreou antes de Fifth of July na Broadway e valeu a Wilson o prémio Pulitzer para Teatro em 1980 e a primeira nomeação para um Tony. Burn This, de 1987, foi outro êxito na Broadway.

Além de teatro, Lanford Wilson escreveu ainda librettos para ópera, nomeadamente Summer and Smoke de 1971 e This is the Rill Speaking, de 1992, adaptado de uma peça sua, e uma celebrada tradução das “Três Irmãs” de Anton Tchekhov.

Faleceu de pneumonia a 24 de Março de 2011, aos 73  anos.

Menu Icon