Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

The Doctor's Dilemma

Partilhar
test
TÍTULO
The Doctor's Dilemma
AUTORES(AS)

George Bernard Shaw

SINOPSE

“The Doctor’s Dilemma”, drama em quatro atos e um epílogo de George Bernard Shaw, encenado em 1906, em Londres, e publicado em 1911. A peça satiriza a profissão médica e comenta ironicamente a incapacidade do público em geral de distinguir entre comportamento pessoal e realização.

 

Uma questão de ética médica é o tema central para The Doctor’s Dilemma: Dr. Colenso Ridgeon deve escolher entre salvar Louis Dubedat, um artista talentoso e encantador que pediu dinheiro emprestado sem intenção de o devolver e enganou a sua devotada esposa, Jennifer, e ajudar um pobre médico ferido que trata pacientes indigentes. O dilema complica-se ainda mais quando o médico se apaixona por Jennifer.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
1911
ISBN
978-1-4218-5054-2
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
1st World Library
biografia

 

George Bernard Shaw

Escritor e crítico literário irlandês, nascido a 26 de julho de 1856, em Dublin, e falecido a 2 de novembro de 1950, foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1925.

 

Oriundo de uma família de poucas posses, nunca frequentou a universidade. Em 1876, mudou-se para Londres e trabalhou como jornalista, embora o seu sonho fosse ser escritor. Nunca deixou de escrever apesar do insucesso dos seus primeiros trabalhos. Tornou-se crítico de teatro, de arte e de música em várias publicações como Saturday Review, Our Corner, The Pall Mall Gazette, The World e The Star.

 

Como membro da Social Democratic Federation, teve a oportunidade de conhecer a obra de Karl Marx. Desde então tornou-se socialista ativo, membro do Fabian Society, deu palestras e distribuiu panfletos, alguns da sua autoria como “The Fabian Manifesto” (1884) e “Socialism for Millionaires” (1901). Participou em várias ações que mais tarde levaram ao aparecimento do Partido Trabalhista (Labour Party).

 

Entretanto escreveu várias peças de carácter político como “Arms and the Man” (1894), “Devil’s Disciple” (1897), “Man and Superman” (1902), “Major Barbara” (1905) e “Pygmalion” (1913). Como socialista convicto, foi um dos opositores à Primeira Guerra Mundial. Após a guerra, escreveu diversas peças de sucesso, como “Heartbreak House” (1919), “Back to Methuselah” (1921), “St. Joan” (1923), “The Apple Cart” (1929) e “Too True to be Good” (1932), que contribuíram para o seu prémio Nobel.

Menu Icon