The Science of Shakespeare - A new look at the playwright's universe
The Science of Shakespeare - A new look at the playwright's universe
Dan Falk
William Shakespeare viveu num tempo notável – um período que hoje reconhecemos como a primeira fase da Revolução Científica. Novas ideias estavam a transformar o pensamento Ocidental, o medieval estava a dar lugar ao moderno, e o trabalho de algumas figuras-chave apontava ao admirável mundo novo que estava para vir: o metódico e racional Galileu, o cético Montaigne, e – como Falk argumenta de forma convincente – Shakespeare, que observou a natureza humana tão atentamente como os astrónomos que estudavam o céu noturno.
Em The Science of Shakespeare encontramos um colorido elenco de pensadores do Renascimento, incluindo Thomas Digges, que publicou o primeiro relato em Inglês da “nova astronomia” e viveu no mesmo bairro que Shakespeare; Thomas Harriot – ” o Galileu Inglês” – que apontou um telescópio ao céu noturno meses antes do seu contraparte Italiano; e o astrónomo Dinamarquês Tycho Brahe, cujo castelo-observatório estava situado à vista de Elsinor, escolhida por Shakespeare para cenário de Hamlet – e cujo brasão de família incluía os nomes “Rosencrans” e “Guildensteren.” E depois há o próprio Galileu; como Falk demonstra, as suas observações ao telescópio podem ter influenciado uma das obras finais de Shakespeare.
The Science of Shakespeare de Dan Falk explora as ligações entre o famoso dramaturgo e os inícios da Revolução Científica – e como, juntos, mudaram para sempre o mundo.
Disponível
2014
978-1-250-00877-0
Estudo
Thomas Dunne Books
Dan Falk
Nascido em 1966 no Canadá, Dan Falk é jornalista científico, autor e comunicador de ciência.
Escreveu para o Smithsonian, New Scientist, Scientific American, The Globe, The Mail, The Walrus, Astronomy, Sky and Telescope, Quanta, Nautilus, NBCnews.com, Slate, Mental Floss, National Geographic, entre vários outros jornais, revistas e sites. Também escreveu e produziu vários documentários para rádio, na sua maioria para o programa Ideas da CBC Radio. Alguns destes documentários foram galardoados com prestigiados prémios internacionais.
Tem publicados três livros: In Search of Time, Universe on a T-Shirt e The Science of Shakespeare (este último disponível no CDAPC).
É coapresentador, com a jornalista científica Amanda Gefter, do podcast BookLab, em que faz a revisão das mais recentes e populares edições científicas.
Tem também trabalhado na Universidade de Toronto, onde desenvolveu e leciona uma cadeira de licenciatura intitulada “Science and Literature”, pelo Institute for the History and Philosophy of Science and Technology (IHPST), de onde recebeu também o seu MA em 2014.
Recebeu a Fleming Medal for Excellence in Science Communication do Royal Canadian Institute for Science, em 2019. No ano académico 2011/12, foi um Knight Science Journalism Fellow no MIT; em 2018 foi Ingenuity Fellow da Universidade de New South Wales em Sydney, na Austrália; em 2019 foi Comunicador de Ciência Residente na York University, em Toronto.
É um ávido fotógrafo amador, tendo uma parte do seu trabalho (incluindo imagens ligadas a temas científicos e alguma astrofotografia) publicada na sua conta do Flickr.
Vive em Toronto, no Canadá.
Mais Informação: