Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Theatre of Chaos – Beyond Absurdism, Into Orderly Disorder

Partilhar
test
TÍTULO
Theatre of Chaos – Beyond Absurdism, Into Orderly Disorder
AUTORES(AS)

William W. Demastes

SINOPSE

Neste estudo único e revigorante, a teoria do caos e a mecânica quântica são utilizadas como base para um mais claro entendimento do mundo frequentemente confuso do teatro contemporâneo. Examinando numerosos antecedentes ao pensamento contemporâneo sobre o caos e as raizes culturais da noção de caos, são oferecidas ligações a dramaturgos de Shakespeare a Ibsen e a Tom Stoppard, Sam Shepard, e Tony Kushner. William Demastes investiga desenvolvimentos paralelos através das artes e ciências: ligações entre o naturalismo dramático de fins do século dezanove e o pensamento Newtoniano, por exemplo, e entre o Teatro do Absurdo e a teoria do caos desordenado.

Depois de séculos de isolamento e crescente especialização, argumenta o autor, pode ser de novo altura de considerar as “artes” e as “ciências” não como dois empreendimentos isolados mas reconhecer as suas inter-relações. Estas interecções confirmam que a “desordem ordenada” está a substituir um sistema de conhecimento do mundo bem mais rígido e menos viável, e a inaugurar uma teoria da existência no mundo contêmporaneo, rica, variada e virada para o futuro.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2005
ISBN
0-521-61986-6
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
Cambridge University Press
biografia

William W. Demastes

William W. Demastes, graduado pelas Universidades da California (Berkeley, AB), Georgia (Athens, MA), e Wisconsin (Madison, PhD.), é Professor de Inglês na LSU em San Diego. Lecciona teatro Americano e Britânico moderno e contemporâneo, o género dramático, e estudos Shakespearianos. Escreveu vários livros sobre dramaturgia incluindo Beyond Naturalism, Theatre of Chaos, Staging Consciousness, Comedy Matters, para além de estudos de autor sobre Tom Stoppard, John Guare, Spalding Gray, e Clifford Odets. Editou vários volumes da publicação anual Best American Short Plays e trabalhou como editor da série Research and Production Sourcebooks. Outros trabalhos publicados incluem Realism and the American Dramatic Tradition e Interrogating America Through Theatre and Performance. Em 2019 foi nomeado Mestre de Investigação com Distinção pela LSU e é recipiente de vários outros prémios de ensino e investigação universitária. Serviu no passado enquanto Director do Mestrado em Artes para o programa de Artes Liberais, Reitor Associado do College of Arts and Sciences, e Representante de Atletismo da Faculdade da LSU.

Mais informação: www.encyclopedia.com e www.lsu.edu

Menu Icon