Theatre of Chaos – Beyond Absurdism, Into Orderly Disorder
Theatre of Chaos – Beyond Absurdism, Into Orderly Disorder
William W. Demastes
Neste estudo único e revigorante, a teoria do caos e a mecânica quântica são utilizadas como base para um mais claro entendimento do mundo frequentemente confuso do teatro contemporâneo. Examinando numerosos antecedentes ao pensamento contemporâneo sobre o caos e as raizes culturais da noção de caos, são oferecidas ligações a dramaturgos de Shakespeare a Ibsen e a Tom Stoppard, Sam Shepard, e Tony Kushner. William Demastes investiga desenvolvimentos paralelos através das artes e ciências: ligações entre o naturalismo dramático de fins do século dezanove e o pensamento Newtoniano, por exemplo, e entre o Teatro do Absurdo e a teoria do caos desordenado.
Depois de séculos de isolamento e crescente especialização, argumenta o autor, pode ser de novo altura de considerar as “artes” e as “ciências” não como dois empreendimentos isolados mas reconhecer as suas inter-relações. Estas interecções confirmam que a “desordem ordenada” está a substituir um sistema de conhecimento do mundo bem mais rígido e menos viável, e a inaugurar uma teoria da existência no mundo contêmporaneo, rica, variada e virada para o futuro.
Disponível
2005
0-521-61986-6
Estudo
Cambridge University Press
William W. Demastes
Graduado pelas Universidades da California (Berkeley, AB), Georgia (Athens, MA), e Wisconsin (Madison, PhD.), é Professor de Inglês na LSU em San Diego. Lecciona teatro Americano e Britânico moderno e contemporâneo, o género dramático, e estudos Shakespearianos.
Escreveu vários livros sobre dramaturgia incluindo “Beyond Naturalism”, “Theatre of Chaos”, “Staging Consciousness”, e “Comedy Matters”, para além de estudos de autor sobre Tom Stoppard, John Guare, Spalding Gray, e Clifford Odets. Editou vários volumes da publicação anual Best American Short Plays e trabalhou como editor da série Research and Production Sourcebooks. Outros trabalhos publicados incluem “Realism and the American Dramatic Tradition” e “Interrogating America Through Theatre and Performance”.
Em 2019 foi nomeado Mestre de Investigação com Distinção pela LSU e é recipiente de vários outros prémios de ensino e investigação universitária. Serviu no passado enquanto Director do Mestrado em Artes para o programa de Artes Liberais, Reitor Associado do College of Arts and Sciences, e Representante de Atletismo da Faculdade da LSU.
Mais informação: