Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Colectânea Peças de Teatro

Wilson Plays: 2

Partilhar
test
TÍTULO
Wilson Plays: 2
AUTORES(AS)

Snoo Wilson

SINOPSE

Reúne quatro peças do autor: Vampire, The Glad Hand, The Grass Widow e Sabina.

Vampire: “Estritamente a partir de uma contagem de gargalhadas, a peça é mais divertida que “Bedroom Farce”; persegue um conceito através de três gerações – ideias mortas que sugam o sangue aos vivos – a que sabe dar piada e inteligência” (Observer)

The Grass Widow:“Amalucada de se ver, a peça captura de forma irónica a esquizofrenia de pessoas que falam e pensam como foras-da-lei nos anos sessenta mas que,quando cai a ficha, têm os instintos de tubarão de um banqueiro de Wall Street” (Guardian)

Sabina: “Com os pais da psicologia moderna, Freud e Jung, apresentados como perturbados megalomaníacos, a peça é frquentemente perturbadora, mas de uma forma estranha e maravilhosa Wilson soube também capturar o caprichoso dessas mentes e desse tempo com uma energia excêntrica. (Herald)

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2000
ISBN
978-0-4137-4400-5
TIPOLOGIA
Colectânea Peças de Teatro
EDITORA
Bloomsbury Methuen Drama
biografia

Snoo Wilson (1948-2013) nasceu em Reading, estudou na Universidade de East Anglia e foi director-fundador do Portable Theatre, em Brighton e em Londres. Wilson editor do guião para a série Play for Today, da BBC TV, dramaturgo para a RSC, director do Scarab Theatre ensinou escrita de argumento na National Film School.
Em 1980 recebeu uma bolsa US/UK Bicentennial e trabalhou na Universidade de Santa Cruz e com o New York Theatre Studio em Nova Iorque. Em 1989 Wilson era Professor Associado, a leccionar escrita teatral no University College de San Diego.

Com uma carreira na escrita desde os 1960s, o lugar de Wilson enquanto dramaturgo importante e distinto foi confirmado pelas suas muitas peças vencedoras de prémios quer na Grã-Bretanha quer na América. Recebeu o prémio John Whiting em 1978 por The Glad Hand, o prémio do San Diego Theater Circle em 1988 por 80 Days e mais recentemente o prémio Eileen Anderson/Central Broadcasting Premiere para Melhor Saída para a HRH.

Wilson esreveu filmes, libretti, peças para rádio e dois romances. Os seus libretti incluem uma aclamada adaptação de Orpheus in the Underworld  de Offenbach para a English National Opera e o livro para 80 Days na La Jolla Playhouse na Califórnia.

Na sequência da sua súbita morte em 2013, os muitos obituários que honraram o homem e o dramaturgo confirmaram que, no seu mais exuberante, inventivo e absolutamente original, as peças de Snoo merecem o seu lugar na história da dramaturgia do pós-guerra.

Menu Icon