Wilson Plays: 2 (Vampire; The Gland Hand; The Grass Widow; Sabina)
Wilson Plays: 2 (Vampire; The Gland Hand; The Grass Widow; Sabina)
Snoo Wilson
O volume reúne quatro peças do autor: “Vampire”, “The Glad Hand”, “The Grass Widow” e “Sabina”.
“Vampire”: Estritamente a partir de uma contagem de gargalhadas, a peça é mais divertida que “Bedroom Farce”; persegue um conceito através de três gerações – ideias mortas que sugam o sangue aos vivos – a que sabe dar piada e inteligência. (Observer)
“The Glad Hand”: Não só uma das melhores peças de teatro já escritas por Wilson, mas também um dos primeiros actos mais engraçados que vi nos últimos tempos. Sai-se do teatro revigorado e animado, grato por ter convivido com um talento genuíno. (Financial Times)
“The Grass Widow”: Amalucada de se ver, a peça captura de forma irónica a esquizofrenia de pessoas que falam e pensam como foras-da-lei nos anos sessenta mas que, quando cai a ficha, têm os instintos de tubarão de um banqueiro de Wall Street. (Guardian)
“Sabina”: Com os pais da psicologia moderna, Freud e Jung, apresentados como perturbados megalomaníacos, a peça é frequentemente perturbadora, mas de uma forma estranha e maravilhosa Wilson soube também capturar o caprichoso dessas mentes e desse tempo com uma energia excêntrica. (Herald)
Disponível
2000
978-0-4137-4400-5
Colectânea Peças de Teatro
Bloomsbury Methuen Drama
Snoo Wilson
Snoo Wilson (1948-2013), nasceu em Reading, estudou na Universidade de East Anglia e foi diretor-fundador do Portable Theatre, em Brighton e em Londres. Foi editor do guião para a série “Play for Today”, da BBC TV, dramaturgo para a RSC, diretor do Scarab Theatre e ensinou escrita de argumento na National Film School.
Em 1980, recebeu uma bolsa US/UK Bicentennial e trabalhou na Universidade de Santa Cruz e com o New York Theatre Studio em Nova Iorque. Durante 1989, Wilson foi Professor Associado, a lecionar escrita teatral no University College de San Diego.
Com uma carreira na escrita desde os 1960’s, o lugar de Wilson enquanto dramaturgo importante e distinto foi confirmado pelas suas muitas peças vencedoras de prémios quer na Grã-Bretanha quer na América. Recebeu o prémio John Whiting em 1978 por “The Glad Hand”, o prémio do San Diego Theater Circle em 1988 por “80 Days” e mais recentemente o prémio Eileen Anderson/Central Broadcasting Premiere para Best Night Out por “HRH”.
Wilson escreveu filmes, libretti, peças para rádio e dois romances. Os seus libretti incluem uma aclamada adaptação de “Orpheus in the Underworld” de Offenbach para a English National Opera e o livro para “80 Days” na La Jolla Playhouse na Califórnia.
Na sequência da sua súbita morte em 2013, os muitos obituários que honraram o homem e o dramaturgo confirmaram que, no seu mais exuberante, inventivo e absolutamente original, as peças de Snoo merecem o seu lugar na história da dramaturgia do pós-guerra.
- Notícias
- Regras de funcionamento do CDAPC