A Escola da Noite e um sentido agradecimento
Ontem encerrámos as sessões do espetáculo “O Algoritmo da Epilepsia“, no Teatro da Cerca de São Bernardo, a casa d’A Escola da Noite.
Não tendo a Marionet um espaço de apresentação próprio, sempre que a nossa companhia é acolhida naquele teatro e, mais importante ainda, por aquelas pessoas, ficamos sempre com a certeza de que trabalharemos com uma equipa de enorme competência, simpatia e sensibilidade.
Nas parcerias que temos estabelecido, ao longo dos anos, A Escola da Noite sempre se mostrou disponível para qualquer auxílio, assim como solidária com a nossa situação de companhia sem casa de espetáculos, há mais de duas décadas. Assim, é para nós de enorme simbolismo a forma como nos surpreenderam com um belíssimo texto, presente na Folha de Sala de “O Algoritmo da Epilepsia”. Confessamos que é com um sorriso nos lábios e algumas lágrimas de emoção que, em jeito de agradecimento, o publicamos de seguida, na sua plenitude:
O TCSB na cidade da Marionet
Quando olhamos em retrospectiva para as três décadas de actividade que acabámos de concluir, orgulhamo-nos do trabalho feito mas também do contributo que temos dado para a transformação de uma cidade que, em 1992, não tinha nenhuma estrutura profissional de criação artística nem nenhuma sala de espectáculos municipal.
Trata-se de um caminho partilhado com muita gente — artistas, grupos, instituições — que acredita que é nos palcos, nas salas de ensaio e nos espaços de exposição que vamos inventando e justificando, que se constrói o “desígnio cultural” de Coimbra, tantas vezes enunciado.
Entre esta gente está, desde 2000, a Marionet, grupo que vimos nascer e cujo percurso acompanhamos, com respeito e admiração. Somos testemunhas do seu compromisso com a arte teatral, da seriedade e do profissionalismo com que encara o serviço público que escolheu prestar, da coragem com que abraçou uma linha de pesquisa e experimentação artísticas muito pouco explorada em Portugal, da singularidade e da ambição das suas propostas cénicas, das pontes que estabelece com outras áreas (fora e dentro do universo artístico), dos públicos novos que consegue tocar, dos jovens profissionais que acolhe e ajuda a formar, da forma tenaz como enfrenta as adversidades, da simpatia e dos sorrisos dos seus elementos, da solidariedade com os colegas e outras estruturas que nunca deixou de demonstrar.
Desde a abertura do TCSB, em Setembro de 2008, acolhemos seis espectáculos da Marionet, cinco dos quais em estreia. É o Teatro a cumprir uma das missões que para ele definimos – a de espaço aberto à criação de outros artistas, que aqui encontram tempo e (os) meios (possíveis) para completarem e apresentarem ao público os seus espectáculos. É com alegria que vemos o nome d’A Escola da Noite associado a uma parte do caminho da Marionet, incluindo os festejos do seu 20.º aniversário, em 2020, e até aquele dia em que, por causa de uma certa pandemia, foi necessário encerrar os teatros e adiar sine die a estreia de um espectáculo que estava pronto.
Quando elaborámos a candidatura aos apoios à programação da Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses, percebemos que seria uma oportunidade para dar condições um pouco melhores aos grupos que aqui recebemos. Por todas as razões, a Marionet estava entre os primeiros que quisemos convidar para o conjunto de co-produções com grupos da cidade. Eles aceitaram e nós agradecemos, felizes por tê-los cá mas sem deixar de reconhecer (e de afirmar) que a Marionet merece há muito o seu espaço próprio. Não por si, não por nós (que manteremos sempre as portas abertas), mas pela cidade, que deve fazer por merecer ter gente assim a trabalhar aqui.
A Escola da Noite, Junho de 2023
(A foto que ilustra esta notícia, mostrando a entrada do Teatro da Cerca de São Bernardo, foi-nos gentilmente cedida pela sua autora, Catarina Moita, atriz do espetáculo “O Algoritmo da Epilepsia”.)
- Projetos
- O Algoritmo da Epilepsia
- Clipping
- O "Algoritmo da Epilepsia" estreia-se esta quarta-feira em Coimbra [Abril Abril]
- UC e teatro Marionet apresentam peça de teatro intitulada “O Algoritmo da Epilepsia” [Healthnews]
- Universidade de Coimbra e Marionet exibem teatro sobre algoritmos da epilepsia [Diário de Coimbra]
- Universidade de Coimbra exibe teatro sobre algoritmos da epilepsia [Público]
- Coimbra dá a conhecer a epilepsia com ajuda da inteligência artificial [Jornal de Notícias]
- “O Algoritmo da Epilepsia” na RTP2 [ESEC TV]