As primeiras representações da Ciência no Teatro: um percurso de aldrabões
Dia 7 de novembro de 2018, às 18h, tem início a 3ª temporada do ciclo de palestras “Ciência às Seis” no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, e o primeiro orador é o diretor artístico da Marionet, Mário Montenegro.
O tema da palestra é “As primeiras representações da Ciência no Teatro: um percurso de aldrabões” e explora o cruzamento da História da Ciência com a História do Teatro, uma área a que Mário Montenegro tem dedicado muita da sua pesquisa.
Sinopse
Quando é que a ciência começou a ser representada no teatro? E de que modo? Para encontrar resposta a estas questões mergulhámos na literatura dramática no período da emergência da ciência moderna, tentando descobrir ali reflexos contemporâneos do surgimento deste novo empreendimento humano. Ficamos com uma ideia, por exemplo, de quais os principais temas científicos e filosóficos comentados nas peças, de uma evolução da opinião pública face à prática científica, e de que a ciência se propagou no teatro ancorada nas figuras de aldrabões. É uma viagem pela história do teatro, da ciência e das sociedades europeias dos séculos XVII e início do século XVIII.
A entrada é gratuita.
- Produções
- O Virtuoso
- Clipping
- "O Virtuoso" pela Companhia Marionet em coprodução com o TAGV estreia em dezembro [Notícias UC]
- "O Virtuoso": primeira peça de teatro com um cientista como protagonista vai a cena em Coimbra [Sapo]
- Ligar arte e ciência com Jorge Afonso [Antena 1]
- O Virtuoso / Marionet & TAGV [Mutante]
- Palcos da semana: Alice, A Médica, O Virtuoso e Nouvelle Vague com magia [Público | P3]
- Primeira peça de teatro com um cientista como protagonista vai a cena em Coimbra [Diário de Coimbra]
- Primeira peça de teatro com um cientista como protagonista vai a cena em Coimbra [Observador]