E vocês, também andam nas nuvens?
“Nuvens” é a segunda expressão do projeto Marionet Digital foca-se num tema que já nos é familiar, a epilepsia. Esta é uma condição neurológica que interfere com diversas funções mentais e físicas, afetando cerca de 65 milhões de pessoas em todo o mundo. A sua origem é ainda, em boa medida, uma incógnita para a comunidade médica e, pela sua imprevisibilidade, pode ser um forte peso no bem-estar de alguns dos doentes.
Partindo do nosso recente espetáculo “O Algoritmo da Epilepsia“, este é um Objeto Artístico Digital, pelo que terá apenas presença online, com estreia marcada nas diversas plataformas da Marionet (Facebook, Instagram, YouTube, TikTok), no dia 29 de setembro, às 15h00.
O Marionet Digital é um espaço de criação artística, pensado para formatos de comunicação exclusivamente online. O conjunto de três trabalhos a ser produzidos em 2023, pensados para este contexto, centra-se em temas das Ciências da Saúde. A epilepsia é uma doença do sistema nervoso central que provoca descargas elétricas anormais dos neurónios. Sem olhar a géneros ou idades, esta é uma doença que, além do risco de acidentes, traumas, crises prolongadas e morte súbita, provocada pelas convulsões, está também diretamente relacionada com condições do foro psicológico (ansiedade, depressão, etc.) e sociais (isolamento social, desemprego, etc.). No entanto, com a evolução da medicina é possível controlar as crises, em dois terços das pessoas com epilepsia, e reduzir os efeitos colaterais, promovendo a saúde e o bem-estar das pessoas que sofrem com epilepsia.
- Projetos
- O Algoritmo da Epilepsia
- Clipping
- O «Algoritmo da Epilepsia» estreia-se esta quarta-feira em Coimbra
- UC e teatro Marionet apresentam peça de teatro intitulada “O Algoritmo da Epilepsia”
- Universidade de Coimbra e Marionet exibem teatro sobre algoritmos da epilepsia
- Universidade de Coimbra exibe teatro sobre algoritmos da epilepsia
- Coimbra dá a conhecer a epilepsia com ajuda da inteligência artificial