Foi um espetáculo Virtuoso!
Demorámos uns dias a recuperar, mas está na hora de voltar a pôr os pés na terra e de agradecer a todas as pessoas e instituições que nos ajudaram a apresentar “O Virtuoso“!
O desafio era grande e a produção complexa, mas as duas sessões foram um sucesso e boa parte dele se deve ao nosso parceiro de coprodução, o Teatro Académico de Gil Vicente.
O maravilhoso elenco, que deu (nova) vida a uma peça com quase 350 anos, foi composto por Carolina Costa Andrade, Inês Dias, Filipe Eusébio, Hugo Inácio, Mário Montenegro, Sílvia Santos, Teosson Chau e Zé Ribeiro, contando ainda com a valiosa participação de cinco estagiários do Curso Profissional de Intérprete/Ator/Atriz do Colégio São Teotónio (Carolina Caseiro, Eduarda Ortiz, Maria Teixeira, Tiago Sousa e Vitória Oliveira) e com a graciosa interpretação em Língua Gestual Portuguesa de Jéssica Ferreira e Joana Sousa.
Os quilos de cabelo (e barbas) foram esculpidos pelo inexcedível Carlos Gago – Ilídio Design Cabeleireiro e os vistosos figurinos foram obra da surpreendente Cláudia Ribeiro, com assistência de Gi Cavaggioni.
O vídeo tríptico projetou a criatividade singular de Laetitia Morais, nossa companheira de aventuras há já duas décadas, tal como o Pedro Andrade, que concebeu a cenografia e a belíssima imagem do cartaz.
A iluminação e direção técnica esteve a cargo do habilidoso Simão Lopes e a música original saiu das mãos do talentoso Marcelo dos Reis.
A direção coreográfica, que teve o condão de nos transportar para uma “mascarada” do séc. XVII, foi rigorosamente liderada por Thiago Vaz (Portingaloise – Associação Cultural e Artística), e o “curso intensivo” de latim e grego foi ministrado pela paciente Susana Marques.
O vídeo promocional, o apoio gráfico e o registo de vídeo foram assegurados, respectivamente, pelos discretos, mas indispensáveis Tiago Cerveira, Joana Corker e João Cunha.
Os adereços, alguns deles autênticas peças de coleção, foram-nos confiados por Pedro Maranha, Margarida Dias da Silva e Sónia Cardoso (Escola Secundária Infanta D. Maria II), e o acesso ao mobiliário foi intermediado por Ana Val-do-Rio e Hugo Andrade (Universidade de Coimbra).
O fundamental apoio à divulgação radiofónica, com spots promocionais e entrevistas, foi-nos concedido pela Antena 2 e Rádio Universidade de Coimbra.
O financiamento fez parte do apoio sustentado da República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes e do apoio ao associativismo da Câmara Municipal de Coimbra. Já o suporte logístico foi-nos oferecido pela MAFIA — Federação Cultural de Coimbra, Hotel Oslo e Lameirinho.
E, por fim, os risos e aplausos foram-nos oferecidos por duas plateias repletas, que também nos encheram o coração!
Post scriptum: A Marionet não pode deixar de referir a sua incansável equipa, composta por Mário Montenegro que, além da encenação e de dar corpo ao Virtuoso, também traduziu e adaptou o texto de Thomas Shadwell; Francisca Moreira, que dirigiu a produção, fotografando ainda os ensaios e o espetáculo; Carolina Costa Andrade, que colaborou na comunicação e interpretou não uma, mas duas personagens; Ricardo Jerónimo, que também desenvolveu o plano de comunicação e deu apoio técnico; Vicente Paredes, que assistiu a produção e dirigiu a operação de som; Silvia Carballo, que apoiou a produção e criou os labirintos de texto da folha de sala; e Maria Neves, estagiária do Mestrado de Tradução da FLUC, que contribuiu com a revisão de textos.
- Produções
- O Virtuoso
- Clipping
- "O Virtuoso" pela Companhia Marionet em coprodução com o TAGV estreia em dezembro [Notícias UC]
- "O Virtuoso": primeira peça de teatro com um cientista como protagonista vai a cena em Coimbra [Sapo]
- Ligar arte e ciência com Jorge Afonso [Antena 1]
- O Virtuoso / Marionet & TAGV [Mutante]
- Palcos da semana: Alice, A Médica, O Virtuoso e Nouvelle Vague com magia [Público | P3]
- Primeira peça de teatro com um cientista como protagonista vai a cena em Coimbra [Diário de Coimbra]
- Primeira peça de teatro com um cientista como protagonista vai a cena em Coimbra [Observador]
- Ensaio - 11 de dezembro de 2024 [RTP1]
- Império dos Sentidos - 12 de dezembro de 2024 [Antena 2]
- “O Virtuoso” junta ciência e arte em palco [A Cabra]