Fomos "Atrás da Felicidade" e encontrámo-la!
Na criação de “Atrás da Felicidade” espetáculo deparámo-nos com angústias, mas também muitas alegrias. Apesar de algumas dores, houve sempre canções para as suplantar. No meio das dúvidas, deram-nos força para as morder. E aos estigmas, adicionámos uma pitada de poesia.
Agora que voltamos a casa, resta-nos agradecer e reforçar que tudo isto teria sido impossível sem…
todas as pessoas que se disponibilizaram para nos dar testemunhos da sua relação com as doenças reumáticas, a partir dos quais foi construído o espetáculo;
a sublime interpretação de Beatriz Boleto, Carolina Costa Andrade e Inês Dias; o maravilhoso texto, criado pelas três intérpretes, pelo encenador Mário Montenegro e por Maria José Pessoa;
os vídeos hipnotizantes de Laetitia Morais e a música possante de Marcelo dos Reis; a cenografia e a imagem desenhados com a mestria de Pedro Andrade; os figurinos da talentosa Cláudia Ribeiro e os penteados perfeitos do Carlos Gago; a inestimável direção técnica e iluminação de Danilo Pinto; a interpretação LGP de Jéssica Ferreira e Joana Sousa, juntamente com a audiodescrição de Catarina Sobral, apoiada por Emanuel Rodrigues.
[e ainda, nos bastidores] a direção de produção e fotografia de Francisca Moreira; a produção executiva de Silvia Carballo e Vicente Paredes; a comunicação de Carolina Costa Andrade e Ricardo Jerónimo; o vídeo promocional de Tiago Cerveira e o registo de vídeo de João Cunha.
Quase a terminar, duas palavras muito especiais:
uma para todas as pessoas ligadas ao Serviço de Reumatologia ULS Coimbra / FMUC e à Associação de Reumatologia de Coimbra, instituições fundamentais neste caminho, pelo seu incentivo, disponibilidade e apoio; e outra para toda a equipa d’A Escola da Noite que, uma vez mais, nos recebeu de braços abertos no Teatro da Cerca de São Bernardo, coprodutor deste espetáculo.
Finalmente, deixamos o nosso reconhecimento para com todas instituições e pessoas que, de forma decisiva, contribuíram para a concretização de “Atrás da Felicidade”:
Ao TAGV e ao Teatrão, pelo empréstimo de material imprescindível para a projeção de vídeo e sessão com audiodescrição;
A estas entidades parceiras, regulares ou pontuais, que nos concederam muito importantes apoios: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Coimbra, EULAR European Alliance of Associations for Rheumatology, SPR – Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, APPSREUMA – Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, Ilídio Design Cabeleireiros, Rádio Universidade de Coimbra, Antena 2, Hotel Oslo;
E a estas pessoas, a quem entregamos os nossos sentidos agradecimentos: Alexandre Carvalho, Ana Rita Correia de Matos, Anabela Silva, Cátia Duarte, Diana Carvalho, Fernanda Sousa, Georgina Pimentel, Gisela Figueiredo, Guilhermina Carvalho, José António Pereira da Silva, Larry Ibarra, Lucinda Minas, Luísa Santiago, Lurdes Acurcio, Maria José Pessoa, Maurício Lopes, Micael Silva, Tânia Santiago, Umbelina Santos.
- Projetos
- Atrás da Felicidade
- Clipping
- Marionet estreia espetáculo em que a dor e a felicidade se encontram [Central Press]
- Marionet “atrás da felicidade” numa peça sobre doença e onde a dor é presença contínua [Ensaio - Artes e Cultura]
- Marionet “atrás da felicidade” numa peça sobre doença e onde a dor é presença contínua [Observador]
- Marionet ouviu doentes reumatológicos para levar a palco a dor incompreendida [Diário de Coimbra]
- O que fazer? Quarta é dia de ir para Sul e Atrás da Felicidade [Público]