Marionet apoiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado 2023-2026
Foi hoje divulgada, pela Direção-Geral das Artes, a decisão final relativa ao concurso na área de Cruzamento Disciplinar (Criação) do Programa de Apoio Sustentado 2023-2026, a que a Marionet se candidatou em julho passado. Temos o enorme prazer de partilhar convosco que a Marionet foi uma das entidades selecionadas para Apoio Sustentado no quadriénio que agora começa.
Este apoio é fruto de uma candidatura que demorou muitos meses a ser preparada, que ficou, sem falsas modéstias, muito bem estruturada, que conta com equipas de enorme qualidade e experiência, que envolve importantes parceiros e que se apoia no trabalho único que a Marionet faz no país – o cruzamento das artes performativas com a ciência.
Este apoio permite à Marionet uma estabilidade nunca antes experienciada — com um horizonte de quatro anos e a possibilidade de renovação por mais quatro — e manter uma estrutura fixa de quatro pessoas, com contratos de trabalho dignos. Permite, também, continuar o trabalho de criação, investigação e formação no cruzamento entre as artes performativas e a ciência e levar ao público dezenas de atividades por ano. Estamos muitos entusiasmados com todas as possibilidades que este apoio nos abre e já arregaçámos as mangas para o trabalho que se avizinha.
É também com enorme satisfação que vimos as entidades de Coimbra terem as suas candidaturas aprovadas, a Casa da Esquina (Cruzamento Disciplinar), A Escola da Noite (Teatro), O Teatrão (Teatro), o Jazz ao Centro Clube (Programação), a Orquestra Clássica do Centro (Programação), o CAPC (Artes Visuais) e o Encontro de Fotografia / CAV (Artes Visuais).
Coimbra tem importantes entidades a criar e promover o património cultural e isso reflete-se nestes resultados da Direção-Geral das Artes.