A Child of Science
A Child of Science
Gareth Farr
Em 1978, três médicos pioneiros mudaram o mundo da fertilidade como o conhecemos. Apoiados por um exército de mulheres imensamente corajosas de todo o Reino Unido, Patrick Steptoe, Robert Edwards e Jean Purdy alcançaram o impossível: criaram vida humana in vitro.
Confrontados com críticas ferozes e hostilidade, e perseguidos pela mídia por «fazerem de Deus», os ensaios tiveram de ser mantidos em grande parte em segredo. Mas a determinação do trio em dar esperança a milhares de famílias que lutavam para conceber acabou por levar ao primeiro «bebé de proveta» e à criação da FIV, um procedimento que, desde então, já ajudou no nascimento de mais de doze milhões de bebés em todo o mundo.
A peça de Gareth Farr, A Child of Science, é um relato ficcionalizado desta história verídica de ambição e coragem, baseada em extensa pesquisa e entrevistas com embriologistas e médicos especialistas em fertilidade, bem como com pessoas afetadas e beneficiadas pela FIV. Foi apresentada pela primeira vez no Bristol Old Vic em 2024, com direção de Matthew Dunster.
Disponível
2024
Inglês
978-1-83904-316-1
Peça de Teatro
Nick Hern Books
Gareth Farr é ator e escritor. As suas peças incluem: A Child of Science (Bristol Old Vic, 2024); Biscuits for Breakfast (Hampstead Downstairs, 2023); The Quiet House (Birmingham Rep & Park Theatre, Londres, 2016); e Britannia Waves the Rules (Royal Exchange Theatre, Manchester, 2014 e digressão; vencedor do Prémio do Júri no Bruntwood Prize for Playwriting 2011; Sydney Fringe Festival).
Como ator, trabalhou com a RSC, Young Vic, West End, Royal Court, West Yorkshire Playhouse e Sheffield Theatres, e teve inúmeros papéis na televisão em programas como Misfits, Skins e Vera.
