A Dictionary of Alchemical Imagery
A Dictionary of Alchemical Imagery
Lyndy Abraham
Este dicionário documenta o riquíssimo armazém do simbolismo alquímico desde os primeiros séculos d.C. até ao fim do século XX, deixando-o disponível para o uso de historiadores da cultura literária, filosofia, ciência e artes visuais, assim como para todos os leitores interessados em alquimia e hermetismo.
A ênfase é posta nas referências, intelectuais e literárias, à alquimia na sua tradição Ocidental, escrita em, ou traduzida para o Inglês. O dicionário foca-se com maior proximidade nas obras em circulação nos séculos XVI e XVII, em que se deu um florescimento da alquimia que cativou as mentes de algumas das maiores figuras da época, de Sir Walter Raleigh a Isaac Newton.
Em cada uma das entradas está incluída uma definição do símbolo, dando os significados literal (físico) e figurativo (espiritual), um exemplo do uso do símbolo em escritos alquímicos e uma citação de uma fonte literária. Os escritores citados variam de Shakespeare a Milton e Donne até Vladimir Nabokov e P.G.Wodehouse.
Fazendo uso do espólio único da Colecção Ferguson da Universidade de Glasgow, este dicionário oferece uma selecção representativa de cinquenta imagens (gravações em blocos de madeira, em placas de cobre ou emblemas pintados à mão), alguns dos quais ainda não tinham sido reproduzidos desde a sua primeira aparição.
Disponível
2001
978-0-521-00000-0
Dicionário
Cambridge University Press
Lyndy Abraham
Lyndy Abraham é uma investigadora bolseira da School of English, da Universidade da Nova Gales do Sul. Os seus livros incluem Marvell and Alchemy, e uma edição crítica do Fasciculus Chemicus de Arthur Dee. Tem publicados inúmeros artigos sobre o tema da alquimia, sendo especializada em Estudos Renascentistas.
- Notícias
- Regras de funcionamento do CDAPC