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Peça de Teatro

An Immaculate Misconception – Sex in an Age of Mechanical Reproduction

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TÍTULO
An Immaculate Misconception – Sex in an Age of Mechanical Reproduction
AUTORES(AS)

Carl Djerassi

SINOPSE

Impregnação do óvulo de uma mulher por um homem fértil numa relação normal requer dezenas de milhões de espermatozóides – até 100 milhões numa única ejaculação. O sucesso na fertilização com um único espermatozóide é uma impossibilidade total, tendo em conta que um homem que ejacule entre 1 e 3 milhões de espermatozóides é funcionalmente infértil. Mas em 1992, Gianpiero Palermo, Hubert Joris, Paul Devroey e André C. Van Steirteghem da Universidade de Bruxelas publicaram o seu artigo sensacional em Lancet, 340, 17 (1992) em que anunciaram a fertilização com sucesso de um óvulo humano por um único espermatozóide através da injecção directa ao microscópio, seguido da reinserção do óvulo no útero da mulher. ICSI (IEIC) – o acrónimo aceite para “Intracytoplasmic Sperm Injection” (Injecção de Esperma Intracytoplasmica) – tornou-se hoje a mais poderosa ferramenta para o tratamento da infertilidade masculina: já nasceram mais de 10 000 bébés ICSI desde 1992.

Este é o fundo factual do ICSI. Mas porque “An Immaculate Misconception” é uma peça, todas as personagens e eventos, se bem que não a ciência propriamente dita, são fictícios – especialmente a Dra. Melanie Laidlaw, a inventora putativa do ICSI. As questões éticas do ICSI, contudo, mantêm-se mesmo depois do cair da cortina.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2003
ISBN
1-86094-248-2 (pbk)
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Imperial College Press
biografia

Carl Djerassi

Nascido em Viena, em 1923, filho de Samuel Djerassi e Alice Friedmann, viveu nessa cidade e mais tarde em Sofia, na Bulgária, até à ascenção do regime Nazi e o eclodir da Segunda Guerra Mundial forçarem Carl Djerassi e a mãe a fugir para os Estados Unidos em 1939.

Formou-se aos 18 anos pelo Kenyon College onde, nas suas palavras, “se tornou químico”. Tirou o Ph.D. em química em 1945 no Wisconsin e subsequentemente trabalhou no CIBA, onde desenvolveu um dos primeiros anti-histamínicos de uso comercial (Pyribenzamina). Em 1949 torna-se director de investigação associado na Syntex, na cidade do México. A pesquisa sobre esteróides que ali fez levou à síntese da norethisterona e à primeira pílula contraceptiva, estudos que mudaram profundamente a ciência e a sociedade desde então.

Em 1952, Djerassi juntou-se à faculdade da Wayne State University e em 1959 de Stanford  enquanto desempenhava funções como presidente da Syntex Research. Em 1968 funda a Zoecon, uma companhia virada para o controlo de pragas de insectos através do uso de hormonas.

Djerassi publicou mais de 1200 textos científicos, desde contribuições seminais para ferramentas de elucidação estrutural, incluindo espectrometria de massa, dicroísmo circular magnético e dispersão óptica rotatória. Também foi pioneiro nas suas contribuições para a compreensão da biosíntese de produtos marinhos naturais. Com Joshua Lederberg, Laureado com o Prémio Nobel, e o cientísta computacional Edward Feigenbaum, criou o programa de computador DENDRAL, uma das primeiras utilizações de inteligência artificial para elucidação estrutural.

Além de um inspirador educador e mentor, foi um importante defensor das mulheres na ciência. Foi reconhecido com numerosos prémios incluindo a National Medal of Science (1973), a National Medal of Technology (1991) e a Priestly Medal (1992) – a mais alta honra da American Chemical Society. Foi empossado no National Inventors Hall of Fame (1978). Entre outras formas de reconhecimento, recordava carinhosamente o selo postal emitido pelos Correios Austríacos em sua honra em 2005.

Foi membro da National Academy of Sciences, do The Institute of Medicine, da American Academy of Arts and Sciences assim como da Royal Society (de Londres), da Academia Real de Ciência da Suécia, da Academia Real de Ciências da Engenharia da Suécia, da Academia Europeae, e das Academias de Ciências Alemã (Leopoldina), Mexicana, Búlgara e Brasileira. Recebeu 32 doutoramentos honorários.

Nos anos 80, abandona a carreira científica para se dedicar à escrita, poesia e dramaturgia. Publica inicialmente contos, poemas e “science-in-fiction”, focando-se no lado humano dos cientistas e nos conflitos pessoais que enfrentam na sua busca por conhecimento, reconhecimento e recompensas financeiras. Tem publicados inúmeros poemas, contos, romances, autobiografias, colecções de ensaios e de poesia, e um livro de memórias. A partir de 1997 a sua produção é focada na dramaturgia, inicialmente no género “science-in-theatre”, incluindo peças como “Calculus”, “Oxygen”, “Phallacy”, “Taboos”, “Ego”, “Three on a Couch”, “Insufficiency” e “Foreplay”, todas elas produzidas em vários países (nomeadamente as produções da Marionet de “Cálculo” e de “Ego”)

A morte da sua filha Pamela, poeta e artista, em 1978 inspirou-o a criar a The Djerassi Artists Residency Program. Foi um patrono das artes e doou a sua vasta colecção de obras de Paul Klee ao San Francisco Museum of Modern Art e à Albertina, em Viena.

Carl Djerassi, professor emérito de química, romancista, dramaturgo, patrono das artes e pioneiro da produção da pílula contraceptiva, morreu na sua casa de São Francisco a 30 de Janeiro de 2015, aos 91 anos de idade.

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