Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Monografia

Art + Science Now – How scientific research and technology innovation are becoming key to 21st-century aesthetics

Partilhar
test
TÍTULO
Art + Science Now – How scientific research and technology innovation are becoming key to 21st-century aesthetics
AUTORES(AS)

Stephen Wilson

SINOPSE

No século XXI, algumas das obras de arte mais dinâmicas estão a ser produzidas não no estúdio, mas no laboratório, onde os artistas exploram questões culturais, filosóficas e sociais ligadas à investigação científica e tecnológica de ponta. O trabalho deles atravessa várias disciplinas – a microbiologia, as ciências físicas, as tecnologias da informação, a biologia humana, a cinética e a robótica – integrando tudo da eugenia e alterações climáticas à realidade virtual e inteligência artificial.

Art + Science Now oferece uma perspectiva estonteante desta nova variedade de arte contemporânea, exibindo os melhores trabalhos a nível internacional produzidos desde 2000. Integrando cerca de 250 artistas do Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Estados Unidos, Japão, Austrália e outros, apresenta um largo espectro de projectos fascinantes, da “body art” à bioengenharia de plantas e insectos, da música, dança e video-performance controlados por computador a instalações visuais e sonoras de larga escala, todas elas desafiando as suposições sobre a nossa relação com a ciência, a tecnologia e o mundo à nossa volta.

Stephen Wilson, uma das principais autoridades na àrea, resume com clareza a mais recente investigação científica para o leitor leigo, e complementa o texto com uma extensa lista de leitura e de recursos on-line, realçando os museus, festivais, centros de investigação e programas educativos que apoiam estes novos trabalhos. Apresentando um guia compreensivo da arte contemporânea inspirada ou motivada por inovações científicas ou tecnológicas, Art +Science Now aponta novas e intrigantes direcções para as artes visuais e traça o percurso de uma variedade central na estética do século XXI.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2012
ISBN
978-0-500-28995-2
TIPOLOGIA
Monografia
EDITORA
Thames & Hudson
biografia

Stephen Wilson é autor, artista e professor de São Francisco que explora as implicações culturais das novas tecnologias. As suas instalações interactivas e performances têm sido apresentadas internacionalmente em galerias e na  SIGGRAPH, CHI, NCGA, Ars Electronica, e V2.
As suas obras de arte mediadas por computador exploram questões como a World Wide Web e as telecomunicações; inteligência artificial e robótica; hypermedia e a estrutura da informação; GPS e a sensação de lugar; voz sintética; e percepção biológica e ambiental.
Recebeu o Prémio de Distinção nas competições internacionais da Ars Electronica para arte interactiva e várias menções honrosas.
Está à frente do programa de Arte Conceptual e da Informação na Universidade Estadual de São Francisco.

Foi artista em residência na Xerox PARC e nos NTT Research labs, developer para a Apple, Articulate Systems e outras companhias e investigador principal em projectos de investigação da National Science Foundation que investigam a relação das novas tecnologias com a educação.

A sua publicação mais recente é Art + Science Now (2010), publicada pela Thames and Hudson.

Outras publicações incluem: Information Arts:Intersections of Art, Science, and Technology (MIT Press, 2002), World Wide Web Design Guide (Hayden, 1995), Multimedia Design with HyperCard(Prentice Hall, 1991), Using Computers to Create Art (Prentice Hall, 1986), além de inúmeros artigos que exploram esta intersecção artística.

Menu Icon