Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Coletânea de Ensaios

Eurêka – Le moment de l’invention – un dialogue entre art et science

Partilhar
test
TÍTULO
Eurêka – Le moment de l’invention – un dialogue entre art et science
coordenação
Ivan Toulouse, Daniel Danétis
AUTORES(AS)

Alain Moreau
Alexis De Saint-Ours
Anne-Sarah Le Meur
Bertrand Prevost
Cedric Plessiet
Charles Tijus
Christian Jacquemin
Daniel Danetis
Daniel Sibony
Dominique Peysson-Gonin
Espci, Paris.
François Jeune
François Soulages
Guillaume Loizillon
Ivan Toulouse
Jacky Denieul
Jean-Claude Le Gouic
Jean-Hugues Barthelemy
Jean-Marc Epelbaum
Leszek Brogowski
Ludovic Duhem
Matthieu Piel
Michel Lagües
Miguel-Angel Molina
Olivia Bianchi
Patrick Brezillon
Patrick Hamel
Philippe Michel
Renaud Chabrier
Sabine Bouckaert

SINOPSE

Criar, inventar, descobrir… Como se chega a fazer desabrochar a novidade? Os artistas e os investigadores científicos encontrarão o mesmo tipo de problemas na sua pesquisa? Para tentar trazer clareza a esse momento de invenção, a nossa equipa de investigação – em artes da imagem e arte contemporânea (EA4010) – organizou, em parceria com o ESPCI, um colóquio em que reuniu artistas e cientistas, historiadores e filósofos, especialistas das artes e das ciências, investigadores das ciências cognitivas… para pôr em confronto os seus pontos de vista, testemunhos e interrogações epistemológicas.

A presente obra dá conta dessas partilhas a ser continuadas nos próximos anos em torno de experiências, de encontros e de exposições. Para lá dos debates dos especialistas, o desafio destes confrontos é o de reavivar o entusiasmo criativo que será talvez o remédio para muitos dos males do nosso tempo.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2008
ISBN
978-2-296-06591-8
TIPOLOGIA
Coletânea de Ensaios
EDITORA
L’Harmattan
biografia

Ivan Toulouse, Daniel Danétis

Ivan Toulouse

Artista, professor e investigador em artes plasticas de naturalidade francesa, Ivan Toulouse combina o seu trabalho de ensino e investigação em artes plásticas com uma prática de mais de quarenta anos em pintura, desenho, gravura, escultura, canto e poesia, para explorar um imaginário partilhado, em particular através do retrato, da pintura histórica e da iconografia mitológica e religiosa. Tendo exposto o seu trabalho quer em França quer no estrangeiro, em exposições quer individuais quer colectivas, entre 1985 e 2003, expõe-no agora pelo menos uma vez por ano no “dia aberto” dos ateliers de artistas do 14ème arrondissement. Actualmente trabalha o vídeo a partir de desenhos de viagens (Oeste dos Estados Unidos, Andaluzia, Islândia, Itália) assim como no retirar de materialidade à obra, pratica a recitação poética, a performance e, mais recentemente, o teatro enquanto actor. A reforma como professor universitário permitiu-lhe entretanto dedicar-se a tempo inteiro à criação artística.

 


 

Daniel Danétis

Artista plástico e professor no Departamento de Artes Plásticas na L’université Paris VIII Vincennes – Saint-Denis entre 1971 e 2009.

Director do “Service de Recherche et de Formation des Formateurs et Enseignants”; Director de Estudos em IUFM; Director do Departamento de Artes Plásticas; Director de investigação na École Doctorale.

Dirigiu com Ivan Toulouse a edição do livro Eurêka Le moment de l’invention – Un dialogue entre art et science. É co-autor com Pascal Bonafoux da obra Critique et enseignement artistique:des discours aux pratiques.

É ainda autor de Pratiques artistiques, pratiques de recherche,  Parler/créer: Pensée critique & création artistique e de Pratique de création/ Pratique de formation? Volume 1: Itineraire d’un artiste enseignant chercheur.

Menu Icon