Eurêka – Le moment de l’invention – un dialogue entre art et science
Eurêka – Le moment de l’invention – un dialogue entre art et science
Ivan Toulouse, Daniel Danétis
Alain Moreau
Alexis De Saint-Ours
Anne-Sarah Le Meur
Bertrand Prevost
Cedric Plessiet
Charles Tijus
Christian Jacquemin
Daniel Danetis
Daniel Sibony
Dominique Peysson-Gonin
Espci, Paris.
François Jeune
François Soulages
Guillaume Loizillon
Ivan Toulouse
Jacky Denieul
Jean-Claude Le Gouic
Jean-Hugues Barthelemy
Jean-Marc Epelbaum
Leszek Brogowski
Ludovic Duhem
Matthieu Piel
Michel Lagües
Miguel-Angel Molina
Olivia Bianchi
Patrick Brezillon
Patrick Hamel
Philippe Michel
Renaud Chabrier
Sabine Bouckaert
Criar, inventar, descobrir… Como se chega a fazer desabrochar a novidade? Os artistas e os investigadores científicos encontrarão o mesmo tipo de problemas na sua pesquisa? Para tentar trazer clareza a esse momento de invenção, a nossa equipa de investigação – em artes da imagem e arte contemporânea (EA4010) – organizou, em parceria com o ESPCI, um colóquio em que reuniu artistas e cientistas, historiadores e filósofos, especialistas das artes e das ciências, investigadores das ciências cognitivas… para pôr em confronto os seus pontos de vista, testemunhos e interrogações epistemológicas.
A presente obra dá conta dessas partilhas a ser continuadas nos próximos anos em torno de experiências, de encontros e de exposições. Para lá dos debates dos especialistas, o desafio destes confrontos é o de reavivar o entusiasmo criativo que será talvez o remédio para muitos dos males do nosso tempo.
Disponível
2008
978-2-296-06591-8
Coletânea de Ensaios
L’Harmattan
Ivan Toulouse, Daniel Danétis
Ivan Toulouse
Artista, professor e investigador em artes plásticas de naturalidade francesa, Ivan Toulouse combina o seu trabalho de ensino e investigação em artes plásticas com uma prática de mais de quarenta anos em pintura, desenho, gravura, escultura, canto e poesia, para explorar um imaginário partilhado, em particular através do retrato, da pintura histórica e da iconografia mitológica e religiosa. Tendo exposto o seu trabalho quer em França quer no estrangeiro, em exposições quer individuais quer colectivas, entre 1985 e 2003, expõe-no agora pelo menos uma vez por ano no “dia aberto” dos ateliers de artistas do 14ème arrondissement. Actualmente trabalha o vídeo a partir de desenhos de viagens (Oeste dos Estados Unidos, Andaluzia, Islândia, Itália) assim como no retirar de materialidade à obra, pratica a recitação poética, a performance e, mais recentemente, o teatro enquanto actor. A reforma como professor universitário permitiu-lhe entretanto dedicar-se a tempo inteiro à criação artística.
Daniel Danétis
Artista plástico e professor no Departamento de Artes Plásticas na L’université Paris VIII Vincennes – Saint-Denis entre 1971 e 2009.
Director do Service de Recherche et de Formation des Formateurs et Enseignants; Director de Estudos em IUFM; Director do Departamento de Artes Plásticas; Director de investigação na École Doctorale.
Dirigiu com Ivan Toulouse a edição do livro “Eurêka Le moment de l’invention – Un dialogue entre art et science”. É co-autor com Pascal Bonafoux da obra “Critique et enseignement artistique:des discours aux pratiques”.
É ainda autor de “Pratiques artistiques, pratiques de recherche”, “Parler/créer: Pensée critique & création artistique” e de “Pratique de création/ Pratique de formation? Volume 1: Itineraire d’un artiste enseignant chercheur”.
- Notícias
- Regras de funcionamento do CDAPC