Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Au théâtre des sciences

Requisitar
Partilhar
test
TÍTULO
Au théâtre des sciences
SUBTÍTULO
Faire se rencontrer sur scène arts et cultures scientifiques
AUTORES(AS)

 

SINOPSE

Teatro e ciência andam de mãos dadas, desde a Antiguidade até às peças coroadas por Molière. Mas, na prática, como pode a ciência e o teatro unir-se em palco? Este trabalho demonstra a natureza específica da exploração cénica dos mundos da ciência, ao mesmo tempo que torna as questões de pesquisa acessíveis a todos os tipos de público.
Através de uma variedade de experiências, de Laos a Avignon, este livro polifónico dá voz às mulheres e aos homens do palco, bem como a vários académicos em torno de uma visão plural do teatro científico. Deixemo-nos guiar na descoberta destas formas surpreendentes de sinergia criativa entre cientistas e profissionais do teatro.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2023
ANO DA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO
2023
IDIOMA
Francês
ISBN
978-2-35768-163-7
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
Éditions Universitaires d'Avignon
biografia

Professor de história contemporânea no Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (Cnam) de Paris, Michel Letté é responsável pela formação profissional na mediação da ciência e da tecnologia através do design cultural. Neste contexto, concebeu, produziu e animou diversos dispositivos de mediação, incluindo aqueles que mobilizam a cena teatral (criação coletiva, cenas de fricção científica, investigação performática). A sua pesquisa hoje concentra-se principalmente na história das controvérsias sociotécnicas como dispositivo de mediação informal das relações entre ciências, tecnociências e sociedade.

 

Biólogo de formação, Frédéric Tournier liderou uma equipa de investigação em biologia celular entre 1994 e 2005, e obteve autorização para dirigir investigação (HDR) em 2002. Em 2008, juntou-se à equipa de “Ciências e meios de comunicação” da Universidade Paris-Diderot (atualmente Universidade Paris-Cité) e desempenha sucessivamente diversas missões universitárias: é gerente de projetos de relações com o ensino médio, delegado e depois vice-presidente responsável pela Vida Estudantil entre 2010 e 2013. Formou-se como ator a partir de 2002 e atuou em cerca de dez toca no repertório entre 2003 e 2019. Há quinze anos dirige o workshop introdutório às controvérsias científicas do mestrado em “Audiovisual, jornalismo científico e comunicação”, pelo qual também é responsável. Atualmente realiza pesquisas transversais nas áreas do teatro científico e da história das estações de pesquisa marítima francesas.

Menu Icon