Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

Breaking the code

Partilhar
test
TÍTULO
Breaking the code
AUTORES(AS)

Hugh Whitemore

SINOPSE

O excêntrico e genial Alan Turing teve um importante papel no fim da Segunda Guerra Mundial; quebrou o complexo código alemão chamado Enigma, o que permitiu às forças aliadas prever as manobras do exército alemão. Como o seu trabalho foi mantido segredo de estado durante muitos anos depois da guerra, ninguém sabia o quanto lhe era devido quando foi julgado por quebrar um outro código: o tabu contra a homossexualidade. Turing, que foi também o primeiro a conceber o computador, foi considerado culpado do crime de homossexualidade e condenado a um tratamento hormonal que o deixou física e mentalmente debilitado. Morreu de suicídio, esquecido e só. Esta é uma peça sobre quem ele foi, sobre o que lhe aconteceu e porquê.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2012
ISBN
978-1-84943-466-9
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Oberon Books (Collection: Oberon Modern Plays)
biografia

Hugh Whitemore

Hugh Whitemore, nascido Hugh John Whitemore, em Tunbridge Wells, Kent, em Inglaterra, a 16 de Junho de 1936, faleceu aos 82 a 17 de Julho de 2018.

Estudou interpretação na Royal Academy of Dramatic Art, onde mais tarde se tornou membro do Conselho. Iniciou a sua carreira como escritor na televisão britânica (com contribuições para The Wednesday Play, Armchair Theatre e Play for Today) e foi galardoado duas vezes com Writers’ Guild Awards. Escreveu também para a televisão americana, tendo recebido nomeações para os prémios Emmy para Concealed Enemies e The Final Days. The Gathering Storm, um filme sobre Churchill nos anos trinta, venceu o prémio Emmy para “escrita excepcional” assim como o prémio da Writers’ Guild of America. Na área do cinema o seu trabalho inclui The Return of the Soldier(adaptado de um romance de Rebecca West), a produção de Mel Brooks de 84 Charing Cross, Utz(adaptado do romance de Bruce Chatwin) e a Jane Eyre de Franco Zeffireli. As suas peças incluem Sand in the Sandwiches, Stevie, Pack of Lies, Breaking the Code (disponível no CDAPC), The Best of Friends, It’s Ralph, A Letter of Resignation, Disposing of the Body, God Only Knows e uma nova versão de Come Tuo Mi Voi (As You Desire Me) de Luigi Pirandello.

O trabalho de Hugh Whitemore foi duas vezes galardoado pela UK Broadcasting Press Guild como “Melhor Argumento Individual Para Televisão”, recebeu o Scripter Award in Hollywood, o Prémio de Melhor Guião no Festival de Monte Carlo em 1998, e um especial Prémio de Comunicação da American Mathematical Society (por Breaking the Code).

Menu Icon