Cellophane
Cellophane
Mac Wellman
Celebrado pelas suas vertiginosas invenções linguísticas, as suas narrativas experimentais, as suas críticas políticas e sociais mordazes e o seu sentido de humor absurdista, Mac Wellman tornou-se num dos principais dramaturgos da avant-garde americana.
Em “Cellophane”, Wellman oferece-nos as suas onze peças que ele considera mais importantes: “Albanian Softshoe”, “Mister Original Bugg”, “Cleveland”, “Bad Penny”, “Cellophane”, “Three Americanisms”, “Fnu Lnu”, “Girl Gone”, “Hypatia”, “The Sandalwood Box” e “Cat’s Paw“.
Escritas entre 1983 e 1998, são uma amostra da exploração continuada de Wellman dos limites da linguagem e das consequências da humanidade no mundo pós-moderno. “Estas peças”, escreve Wellman, “são sobre o heroísmo de que as pessoas comuns precisam para continuar todos os dias a funcionar com alguma certeza, com algum prazer ou satisfação, numa ordem do Ser que se tornou incognoscível, remota, na melhor das hipóteses num contexto de plausibilidade teórica.
Também incluído neste volume está o seu aclamado ensaio sobre o teatro “A Chrestomathy of 22 Answers to 22 Wholly Unaskable and Unrelated Questions Concerning Political and Poetic Theater”.
Disponível
2001
978-0-8018-6719-3
Peça de Teatro
The John Hopkins University Press
Mac Wellman
Nascido John McDowell Wellman a 7 de março de 1945 em Cleveland, Ohio, tem entre o seu trabalho mais recente “The Offending Gesture”, encenado por Meghan Finn no Connelly Theater em 2016; “Horrocks (and Toutatis Too) Woo World Wu” no Emerson College em Boston em 2013 (com Erin Mallon e Tim Sirgusa); “Muazzez at the Chocolate Factory” (no Festival COIL da PS122) com Steve Mellor, em 2014; “3 2’s or AFAR” no Dixon Place em outubro de 2011, “The Difficulty of Crossing a Field” (com o compositor David Lang) em Montclair no outono de 2006 (e mais recentemente noutros sítios); e “1965 UU” para o performer Paul Lazar, e dirigido por Stephen Mellor na Chocolate Factory no outono de 2008. Recebeu várias honras, incluindo bolsas da NEA, Guggenheim, e da Foundation of Contemporary Arts.
Em 2003 recebeu o seu terceiro Obie, pelas suas realizações ao longo da vida. Em 2006 o seu terceiro romance, “Q’s Q”, foi publicado pela Green Integer, e em 2008 um volume de contos, “A Chronicle of the Madness of Small Worlds”, foi publicado pela Trip Street Press, assim como uma nova colecção de peças “The Difficulty of Crossing a Field” pela Minnesota Press. Os seus livros de poesia incluem “Miniature” (2002), “Strange Elegies” (2006), “Split the Stick” (2012) da Roof Books e “Left Glove” (2011), da Solid Objects Press. O seu romance “Linda Perdido” venceu o prémio FC2 Catherine Doctorow de 2011 para Ficção Inovadora.
É Professor Distinto de Escrita Dramática no Brooklyn College. Tem o Curriculum Vitae disponível online, com informação mais detalhada.
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