Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Ensaios

Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas

Partilhar
test
TÍTULO
Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas
coordenação
Fernando Matos Oliveira
AUTORES(AS)

Ana Mira
André Rosa
Cláudia Madeira
Eduarda Neves
Fernando Matos Oliveira
Filipa Malva
Francesca Rayner
Frederico Dinis
Isabel Maria Dos
Mário Montenegro
Regilene Sarzi-Ribeiro
Ricardo Seiça Salgado
Sara Jobard
Simone Mina
Susana Mendes Silva
Telma João Santos
Vitor Joaquim

SINOPSE

Este volume traz a público um conjunto de materiais que resultaram do Colóquio Internacional com o mesmo título, realizado em Coimbra, entre 26 e 28 de Novembro de 2015. Na sua formulação original, a proposta de um encontro entre investigadores e criadores pretendia abordar a (auto)reflexividade crescente na arte contemporânea, uma ecologia de criação marcada simultaneamente pelo devir estratégico dos dispositivos (Foucault) e pela sua proliferação (Agamben) incessante. Neste contexto, a arte tende a deslocar-se para além do seu quadro operativo tradicional, caracterizado pelo domínio de uma habilidade, um modo de fazer e por formas de expressão. A valorização crescente das ideias e dos conceitos, enquanto modos de criar mundo e de abrir horizontes, sensoriais e cognitivos, ocorre num contexto favorável à experimentação, à transdisciplinaridade e a um conjunto vasto de mediações materiais e tecnológicas. Enquanto arquiteturas de expressão e encenação, enquanto modelos que regulam a experiência do espectador, a acumulação de dispositivos sugere também diversas formas de pensar o sujeito e de (re)ativar contextos disciplinares tradicionais. Os autores que aceitaram o convite para esta reflexão partilhada, mostram de formas diversas como este quadro contamina de forma marcante a criação contemporânea no domínio das artes performativas.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2017
ISBN
978-989-26-1271-3
TIPOLOGIA
Ensaios
EDITORA
Imprensa da Universidade de Coimbra (Coleção: Olhares)
biografia

Fernando Matos Oliveira

Fernando Matos Oliveira é Professor Associado no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde integra a ‘Secção de Artes’. Tem lecionado sobretudo no Curso de Estudos Artísticos, sendo atualmente coordenador do Doutoramento em Estudos Artisticos. É membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX (CEIS20). Tem como principais áreas de interesse as Teorias do Teatro e da Performatividade, os Estudos Teatrais e Performativos e a Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. É Diretor do Teatro Académico de Gil Vicente (2011-) e coordena a coleção Dramaturgia da Imprensa da Universidade de Coimbra.

Doutorado em Literatura Portuguesa, tem publicado ensaios sobre teatro, performance, narrativa e poesia. É autor de O Destino da Mimese e a Voz do Palco: O Teatro Português Moderno (Angelus Novus, 1997), Teatralidades. 12 Percursos pelo Território do Espectáculo (Angelus Novus, 2003) e de Poesia e Metromania. Inscrições Setecentistas (1750-1820) (Diss. Doutoramento, 2008). Organizou e editou a Antologia Poética (Angelus Novus, 1998) e os Escritos sobre Teatro (Cotovia, 2001) de António Pedro, poeta associado ao surrealismo em Portugal e à fundação do Teatro Experimental do Porto (1953). Editou o Nº4 da revista Sinais de Cena, o volume O Melodrama I (Centro de Literatura Portuguesa, 1996, com M. Helena Santana), Ensaios Ruminantes. Sobre a Obra Performativa de Patrícia Portela (Imprensa da UC, 2017, com Thiago Arrais) e Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas (Imprensa da UC, 2018). Foi responsável pela direção científica e artística dos projetos Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas (apoios DGArtes, TAGV e CEIS20, 2015-16) e “Do Texto ao Storyboard: Práticas de Edição no Teatro Contemporâneo” (Apoio DGArtes 2017-2018, programa “Edição Teatral”).

Menu Icon