Damaged Goods
Damaged Goods
Upton Sinclair
O escritor americano (e autor vencedor do Prémio Pulitzer) Upton Sinclair ganhou aclamação literária pela sua coragem em abordar tópicos delicados e incendiários, e esta colaboração com o dramaturgo francês Eugene Brieux não é exceção. Uma versão romanceada da peça de escândalo de Brieux, Les Avaries, Damaged Goods, conta a história da experiência de um homem de contrair e viver com sífilis em uma época em que tal diagnóstico era muitas vezes mortal e quase sempre marcado como um pária social.
Sinclair diz: “Meu esforço tem sido contar uma história simples, preservando o mais fielmente possível o espírito e o sentimento do original. Tentei, por assim dizer, desmontar a peça e construir um romance com o mesmo material. Não me senti à vontade para embelezar as ideias de M. Brieux e usei seu diálogo palavra por palavra sempre que possível. A menos que eu tenha lido mal o autor, seu único propósito ao escrever LES AVARIES foi colocar uma série de fatos importantes diante das mentes do público e levá-los para casa por meio de intensa emoção. Se pude ajudá-lo, valerá a pena esse trabalho de carpintaria literária. Devo agradecer a M. Brieux por sua gentil permissão para fazer a tentativa e pelo espírito cordial que ele manifestou.
Disponível
1913
9781014639783
Romance
Samuel French
Upton Sinclair
Upton Sinclair (nascido em 20 de setembro de 1878, Baltimore, Maryland, EUA — falecido em 25 de novembro de 1968, Bound Brook, Nova Jersey), prolífico romancista e polemista americano sobre socialismo, saúde, temperança, liberdade de expressão, e direitos laborais, entre outras causas. O seu clássico romance de denúncias The Jungle (1906) é um marco no trabalho proletário naturalista, elogiado pelo colega socialista Jack London como “A Cabana do Tio Tom da escravidão assalariada”.