Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Romance

Damaged Goods

Partilhar
test
TÍTULO
Damaged Goods
AUTORES(AS)

Upton Sinclair

SINOPSE

O escritor americano (e autor vencedor do Prémio Pulitzer) Upton Sinclair ganhou aclamação literária pela sua coragem em abordar tópicos delicados e incendiários, e esta colaboração com o dramaturgo francês Eugene Brieux não é exceção. “Damaged Goods” é uma versão romanceada da peça de escândalo de Brieux “Les Avaries”, contando a história da experiência de um homem que contrai e vive com sífilis, numa época em que tal diagnóstico era muitas vezes mortal, sendo-se quase sempre marcado como um pária social.

 

Sinclair diz: «O meu esforço foi o de contar uma história simples, preservando o mais fielmente possível o espírito e o sentimento do original. Tentei, por assim dizer, desmontar a peça e construir um romance com o mesmo material. Não me senti à vontade para embelezar as ideias de M. Brieux e usei o seu diálogo, palavra por palavra, sempre que possível. A menos que eu tenha lido mal o autor, o seu único propósito ao escrever “Les Avaries” foi colocar uma série de fatos importantes diante das mentes do público e levá-los para casa, por meio de intensa emoção. Se pude ajudá-lo, terá valido a pena este trabalho de carpintaria literária. Devo agradecer a M. Brieux pela sua gentil permissão para fazer a tentativa e pelo espírito cordial que manifestou.»

 

Damaged Goods: the Great Play Les Avaries of Brieux

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
1913
ISBN
9781014639783
TIPOLOGIA
Romance
EDITORA
Samuel French
biografia

 

Upton Sinclair (nascido em 20 de setembro de 1878, Baltimore, Maryland, EUA — falecido em 25 de novembro de 1968, Bound Brook, Nova Jersey), prolífico romancista e polemista americano sobre socialismo, saúde, temperança, liberdade de expressão, e direitos laborais, entre outras causas. O seu clássico romance de denúncias The Jungle (1906) é um marco no trabalho proletário naturalista, elogiado pelo colega socialista Jack London como “A Cabana do Tio Tom da escravidão assalariada”.

Menu Icon