Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

Darwin in Malibu

Partilhar
test
TÍTULO
Darwin in Malibu
AUTORES(AS)

Crispin Whittell

SINOPSE

Malibu, Califórnia. Acreditando que todo o aquecido debate em torno de “A Origem das Espécies” ficou há muito para trás, Charles Darwin procura refúgio em horóscopos de tabloide e leituras manhosas de praia. Mas quando o seu velho amigo Thomas Huxley aparece com o Bispo de Oxford, ele dá por si emaranhado numa comédia de vida-ou-morte sobre deus e ciência, amor, perda e a vida sexual dos perceves. “Darwin in Malibu” estreou no Birmingham Repertory Theatre em Maio de 2003.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2003
ISBN
0-413-77364-7
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Methuen Publishing Ltd. (Collection: Methuen Drama)
biografia

 

Crispin Whittell

Crispin Whittell, nascido a 19 de Dezembro de 1969 em Nairobi, no Quénia é encenador e dramaturgo britânico. Passou uma grande parte da sua infância em África, foi membro do National Youth Theatre of Great Britain, e estudou Inglês na Universidade de Cambridge.

 

Depois de sair da universidade, Whittel foi escritor-residente na Nottingham Playhouse (1977). A peça “Darwin in Malibu”, pela qual é melhor conhecido, estreou no Birmingham Repertory Theatre em 2003 numa produção encenada por John Dove. Foi posteriormente produzida no Hampstead Theatre em Londres.

 

Escreveu o argumento de “Happy Birthday”, um filme dirigido por Helen Mirren para a Showtime.

 

A sua peça “Happy Valley” estreou no Liverpool Everyman Theatre em 1997 numa produção encenada pelo próprio.

 

“Clever Dick”, uma farsa sobre o físico americano Richard Feynman e o Projeto Manhattan, foi produzido com encenação de Whittel no Hampstead Theatre em 2006.

 

A pedido de Roger Rees, escreveu “Villa America” sobre o casal de socialites americanos Gerald e Sara Murphy e a relação deles com Pablo Picasso, F. Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway. “Villa America” estreou no Williamstown Theatre Festival em 2007, também encenado por Whittel.

 

Whittel é também o tradutor da peça “La Estupidez” (Stupidity) de Rafael Spregelburd. “Stupidity” foi desenvolvido no National Theatre Studio como parte do projeto Channels. A estreia em inglês foi encenada por Richard Wolfe para o Theatre Conspiracy, em Vancouver, em 2007.

 

Whittel também escreveu “Killing Him” (Pleasance Edimburgh), “Party Tricks” (Nottingham Playhouse), e a curta-metragem “Hot-Dogs”, além de ter feito realização para a BBC e para o Channel 4.

 

Em 2010 recebeu uma comissão para escrever uma nova versão de “A Christmas Carol” para o Guthrie Theater em Minneapolis. Estreou em Novembro de 2010 e tem sido remontado todos os anos desde então.

 

“The Primrose Path” – a adaptação de Whittel do romance de Turgeniev “Home of the Gentry” – estreou no Guthrie Theater em Maio de 2013, e em Abril do mesmo ano encenou a estreia mundial de “The Purple Lights of Joppa Illinois” de Adam Rapp no “South Coast Repertory Theatre”.

Menu Icon