Do Fóssil ao Fosso
Do Fóssil ao Fosso
Thelma Lopes
“Ao questionar por que desaprendemos a dialogar, Thelma constrói, paradoxalmente e sem perceber, pontes de comunicação possíveis, por onde transitam a ciência, a arte e a empatia. ‘Do fóssil ao fosso’ poderia ser um espelho da nossa degradação. Mas é um convite à esperança e à afirmação da nossa humanidade.” — Andréa Pachá
Por que desaprendemos a dialogar? Num mundo dividido e cheio de certezas irredutíveis, a leitura das crónicas de Thelma Lopes oferece um olhar generoso sobre a experiência humana, convidando a uma reflexão mais profunda sobre o que de fato nos aproxima. Nas palavras de Andréa Pachá, “ao democratizar, com um texto denso e acessível, as memórias que nos humanizam, Thelma generosamente nos permite compreender que arte, ciência, justiça, cultura, afeto, são saberes derivados da mesma raiz. Por meio dessa seiva, alimentamos nossa condição precária, provisória e transformamos a banalidade do cotidiano em uma estupenda experiência coletiva.”
Disponível
2020
978-65-990652-1-7
Estudo
Imprimatur
Thelma Lopes é divulgadora científica. Doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz, Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formada em Teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras, foi professora da instituição durante quinze anos.
Ao longo da sua trajetória académica e profissional, vem explorando diferentes linguagens e interfaces entre Ciências e Artes, buscando a construção de visões mais plurais. Atualmente é servidora pública da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
- Notícias
- Duas ofertas para a nossa biblioteca