If I Understood You, Would I Have This Look on My Face?
If I Understood You, Would I Have This Look on My Face?
Alan Alda
Alan Alda tem percorrido um caminho de décadas para descobrir novas formas de ajudar as pessoas a comunicarem e a relacionarem-se de forma mais eficaz. “If I Understood You, Would I Have This Look on My Face?” é a crónica acolhedora, sagaz e informativa sobre como Alan Alda encontrou inspiração em tudo desde a ciência de ponta aos métodos clássicos de representação. A sua investigação começou nos seus tempos de apresentador do programa “Scientific American Frontiers” da PBS, onde entrevistou milhares de cientistas e desenvolveu um talento especial para ajudá-los a comunicar ideias complexas de forma a que um vasto público as pudesse compreender—e Alda questionou-se se essas técnicas não seriam a chave para uma melhor comunicação para todos nós.
Com a sua voz sábia e irónica, Alda reflete acerca de momentos de falhas de comunicação na sua própria vida, quando a falta de compreensão originou pequenos e grandes problemas. Ele guia-nos através das suas descobertas, mostrando como podemos melhorar a comunicação ao aprendermos a relacionar-nos com a outra pessoa: escutar com os olhos, procurar pistas no seu rosto, usar o poder de uma história convincente, evitar calão e lê-la tão bem ao ponto de ficarmos “sincronizados” com ela, e sabermos aquilo que está a pensar ou a sentir—especialmente quando se trata de coisas difíceis.
Com base no treino de improvisação, teatro e técnicas de narração proveniente de uma vida de representação, e com conhecimentos obtidos de estudos científicos recentes, Alda descreve formas de criar empatia, alimentar as nossas capacidades inatas de leitura da mente, e melhorar a forma como nos relacionamos e falamos com os outros. Através de jogos e exercícios que estimulam a empatia, “If I Understood You” é um guia divertido e estimulante que pode ser utilizado por todos nós, em todos os aspetos da nossa vida—com os nossos amigos, parceiros e familiares, com os nossos médicos, em ambientes profissionais e muito mais.
Disponível
2017
978-0-812-989-144
Estudo
Random House
Alan Alda
Nascido Alphonso Joseph D’Abruzzo a 28 de janeiro de 1936, na cidade de Nova Iorque, Alda é maioritariamente conhecido pelo seu papel como Hawkeye Pierce na série televisiva de longa duração “M*A*S*H”. Sendo filho do ator Robert Alda, as suas primeiras experiências no mundo da representação surgiram através do seu pai. Alda subiu a palco pela primeira vez quando era ainda um bebé. Mas a sua infância foi mais dramática do que cómica. A sua mãe era mentalmente instável, e ele teve um surto de pólio quando era criança.
Aos 16 anos, Alda começou a atuar num teatro de verão na Pensilvânia. Enquanto estudava na Universidade Fordham, em Nova Iorque, passou algum tempo a estudar no estrangeiro. Foi lá que fez uma aparição com o seu pai na televisão. Em 1959, estreou-se na Broadway em “Only in America”. Alda entrou depois em “Purlie Victorious” (1960) com Ruby Dee e Ossie Davis. Alguns anos mais tarde, estreou-se no cinema na versão cinematográfica de “Purlie Victorious”, intitulada “Gone Are the Days” (1963).