Information Arts
Information Arts
Stephen Wilson
Uma nova geração de artistas contemporâneos envolve a ciência e a tecnologia – não apenas para adotar o vocabulário e os dispositivos, mas para explorar e comentar o conteúdo, as agendas e as possibilidades. Na verdade, propõe Stephen Wilson, o papel do artista não é apenas interpretar e difundir o conhecimento científico, mas ser um parceiro ativo na determinação da direção da investigação. Anos antes, C. P. Snow escreveu sobre as «duas culturas» da ciência e das humanidades; estes desenvolvimentos podem finalmente ajudar a mudar a perspetiva daqueles que vêem a ciência e a tecnologia como separadas da cultura geral.
Neste rico compêndio, Wilson oferece a primeira pesquisa abrangente de artistas internacionais que incorporam conceitos e pesquisas de matemática, ciências físicas, biologia, cinética, telecomunicações e sistemas digitais experimentais, como inteligência artificial e computação omnipresente. Além da documentação visual e das declarações dos artistas, Wilson examina artigos relevantes da teoria da arte e explora pesquisas científicas e tecnológicas emergentes que poderão ser culturalmente significativas no futuro. Wilson também fornece listas de recursos, incluindo organizações, publicações, conferências, museus, centros de pesquisa e sites.
Disponível
2002
978-0-262-73158-4
Estudo
The MIT Press
Stephen Wilson
Stephen Wilson é autor, artista e professor oriundo de de São Francisco que explora as implicações culturais das novas tecnologias. As suas instalações interativas e performances têm sido apresentadas internacionalmente em galerias e na SIGGRAPH, CHI, NCGA, Ars Electronica, e V2.
As suas obras de arte mediadas por computador exploram questões como a World Wide Web e as telecomunicações; inteligência artificial e robótica; hipermédia e a estrutura da informação; GPS e a sensação de lugar; voz sintética; perceção biológica e ambiental.
Recebeu o Prémio de Distinção nas competições internacionais da Ars Electronica para arte interativa e várias menções honrosas e está à frente do programa de Arte Conceptual e da Informação na Universidade Estadual de São Francisco.
Foi artista em residência na Xerox PARC e nos NTT Research Labs, developer para a Apple, Articulate Systems e noutras empresas e investigador principal em projetos de investigação da National Science Foundation que investigam a relação das novas tecnologias com a educação.
Outras publicações incluem: “Information Arts:Intersections of Art, Science, and Technology” (MIT Press, 2002), “World Wide Web Design Guide” (Hayden, 1995), “Multimedia Design with HyperCard” (Prentice Hall, 1991), “Using Computers to Create Art” (Prentice Hall, 1986), além de inúmeros artigos que exploram esta intersecção artística.