Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

La Biologie dans le Boudoir

Partilhar
test
TÍTULO
La Biologie dans le Boudoir
AUTORES(AS)

Alain Prochiantz

SINOPSE

Inspirado na famosa A Filosofia na Alcova (La Philosophie dans le Boudoir, 1795) de Marquês de Sade, Alain Prochiantz escolheu a forma do diálogo para nos explicar os avanços e desafios da embriologia e da neurobiologia. Longe de anunciar a escravidão do homem aos ditames da ciência, suas lições claras e divertidas mostram como o desenvolvimento do cérebro, sob a direção rígida de alguns genes, paradoxalmente leva à afirmação de uma liberdade abissal que abole a própria noção de Natureza.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
1995
ISBN
978-2-7381-0316-1
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Odile Jacob
biografia

Alain Prochiantz

Nascido a 17 de Dezembro de 1948, em Paris, Alain Prochiantz é investigador em neurobiologia e professor no Collège de France, de que foi também director entre 2015 e 2019. Tendo estudado na École normale supérieure, depois de tese no campo da tradução genética (1976), começou trabalho na àrea da neurobiologia com Jacques Glowinski, tendo-se tornado investigador e mais tarde director de investigação do CNRS. Foi nomeado director do Departamento de Biologia da École Normale Supérieure, fuções que desempenhou até 2006 quando passou a ser titular da cadeira de Processos Morfogenéticos no Collège de France. É, desde Novembro de 2003, membro da Academia Francesa de Ciências, e presidente do Comité de Investigação da Fundação para a Investigação Médica (FRM). Recebeu em 2011 pelo seu trabalho o Grand Prix de l’Inserm.

Prochiantz é também autor de numerosos livros e artigos científicos sobre o cérebro, e participa frequentemente em produções de teatro científico com Jean-François Peyret.

Mais Informação: www.college-de-france.fr e en.wikipedia.org

Menu Icon