La Biologie dans le Boudoir
La Biologie dans le Boudoir
Alain Prochiantz
Inspirado na famosa “A Filosofia na Alcova” (La Philosophie dans le Boudoir, 1795) de Marquês de Sade, Alain Prochiantz escolheu a forma do diálogo para nos explicar os avanços e desafios da embriologia e da neurobiologia. Longe de anunciar a escravidão do homem aos ditames da ciência, suas lições claras e divertidas mostram como o desenvolvimento do cérebro, sob a direção rígida de alguns genes, paradoxalmente leva à afirmação de uma liberdade abissal que abole a própria noção de Natureza.
Disponível
1995
978-2-7381-0316-1
Peça de Teatro
Odile Jacob
Alain Prochiantz
Nascido a 17 de Dezembro de 1948, em Paris, Alain Prochiantz é investigador em neurobiologia e professor no Collège de France, de que foi também director entre 2015 e 2019. Tendo estudado na École Normale Supérieure, depois de tese no campo da tradução genética (1976), começou trabalho na área da neurobiologia com Jacques Glowinski, tendo-se tornado investigador e mais tarde director de investigação do CNRS. Foi nomeado director do Departamento de Biologia da École Normale Supérieure, fuções que desempenhou até 2006 quando passou a ser titular da cadeira de Processos Morfogenéticos no Collège de France. É, desde Novembro de 2003, membro da Academia Francesa de Ciências, e presidente do Comité de Investigação da Fundação para a Investigação Médica (FRM). Recebeu o Grand Prix de l’Inserm, em 2011, pelo seu trabalho.
Prochiantz é também autor de numerosos livros e artigos científicos sobre o cérebro, e participa frequentemente em produções de teatro científico com Jean-François Peyret.
Mais Informação:
- Notícias
- Regras de funcionamento do CDAPC