Life, Re-Scaled
Life, Re-Scaled
Liliane Campos, Pierre-Louis Patoine
Ben De Bruyn
Derek Woods
Eliane Beaufils
Hannah Simpson
Jason Tougaw
Kirsten E. Shepherd-Barr
Kristin M. Ferebee
Liliane Campos
Pascale Antolin
Paul Hamann-Rose
Pierre-Louis Patoine
Pieter Vermeulen
Rishi Goyal
Sophie Laniel-Musitelli
Susan Squier
Este volume editado explora novos envolvimentos com as ciências da vida na ficção contemporânea, poesia, banda desenhada e performance. Os estudos de caso reunidos investigam como o trabalho criativo recente reformula o ser humano em escalas microscópicas ou macroscópicas, da biologia celular à ecologia de sistemas, e envolve-se com as questões éticas, filosóficas e políticas levantadas pelas mudanças de visão da vida no século XXI. Assim, a coleção examina a literatura e a performance como espaços que moldam nossa imaginação biológica contemporânea.
Composto por treze capítulos por um grupo internacional de académicos, Life, Re-Scaled: The Biological Imagination in Twenty-First-Century Literature and Performance envolve quatro áreas principais de estudo biológico: “Escalas invisíveis: células, micróbios e micélio” (Invisible scales: cells, microbes and mycelium), “Diagnóstico e imagiologia neuromédica” (Neuro-medical imaging and diagnosis), “Imaginários pandémicos’”(Pandemic imaginaries) e ‘Escalas ecológicas’ (Ecological scales). Os autores examinam estes conceitos em formas emergentes, como teatro de plantas, arte sobre mudanças climáticas, ecoficção e ficção pandémica, incluindo o trabalho de Jeff Vandermeer, Jon McGregor, Jeff Lemire e as performances da Red Rebel Brigade de Extinction Rebellion.
Este valioso recurso vai além dos paradigmas biológicos que foram centrais nos séculos XIX e XX, para delinear a especificidade de uma imaginação contemporânea. Life, Re-Scaled é uma leitura crucial para académicos, estudiosos e autores, pois propõe uma visão geral sem precedentes da relação entre a literatura, a performance e as ciências da vida no século XXI.
Disponível
2022
9781800647497
Estudo
OpenBook Publishers
Liliane Campos
Professora de Estudos Literários e Teatrais no Departamento de Estudos Anglófonos da Universidade la Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Tem particular interesse na literatura anglófona contemporânea, na perspetiva biológica na literatura e nas intromissões do vivo na arte contemporânea. É também mestre de conferências em estudos anglófonos e teatrais.
Nas suas próprias palavras: “O meu projeto explora a posição biológica assumida pela literatura contemporânea, no fim do século XX e início do século XXI, de um ponto de vista estético, epistémico e ético. A minha hipótese central é que as imagens e os discursos das ciências da vida são produtoras, em literatura, uma mudança de escala, modificando a nossa perceção do humano. Trata-se de medir o papel hermenêutico destas perturbações, as questões políticas que levantam, e os seus efeitos na forma literária. A minha pesquisa pessoal centra-se na literatura anglófona, dos anos 80 aos nossos dias, e insere-se num programa de encontros que abordam a literatura contemporânea num contexto internacional e interartístico.”
Mais informações: