Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Paréntesis Galileo

Partilhar
test
TÍTULO
Paréntesis Galileo
AUTORES(AS)

Daniel Erice

SINOPSE

“PARÉNTESIS GALILEO” é um exemplo paradigmático do que o editor vem causando há quase trinta anos. Neste caso, a relação tripartida entre teatro, ciência e educação.

 

Dividido em três partes, na primeira revela-se a relação que sempre existiu entre arte e ciência… Até a chegada de Galileu que gerou um parêntese com o método científico. No segundo, enfatiza-se a necessidade de educar nas várias disciplinas. Por fim, a terceira é uma proposta de OFICINA DE MONÓLOGO CIENTÍFICO, a ser realizada em centros educativos, ou até o infinito e mais além.

 

Daniel Erice é a imagem viva da sua própria proposta. Astrofísico (ciências), Diretor de Teatro (arte), Professor e Formador (educação). Apesar de Galileu, um homem da Renascença do século XXI ou, como diz o grande Javier Santaolalla no seu prólogo, “Estamos perante um Da Vinci moderno”.

 

Resta apenas reiterar o que o próprio Santaolalla aponta no final do seu prólogo: “Abaixo os formalismos, e abaixo as barreiras inexistentes: não existem ciências duras, ciências suaves, humanidades, arte… há apenas conhecimento e o ser humano que se maravilha com o mistério da existência. Abramos a nossa mente a uma nova concepção do fenómeno da aprendizagem, mais plural, mais rica, mais real. Fechemos o parêntese de Galileu.”

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2023
ISBN
978-84-18669-25-5
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
ÑAQUE Editora
biografia

Embora tenha estudado no Imperial College, em Londres, para se tornar astrofísico, Daniel Erice dedica-se a criar projetos que unem três das suas paixões: arte, educação e comunicação científica. Para isso, estudou direção de palco na RESAD de Madrid e fez mestrado em gestão cultural na Universidade de Barcelona.

Atualmente trabalha como diretor de demonstrações científicas no departamento de arte do programa de extensão Órbita Laika (La 2 da TVE); ministra aulas de artes cénicas no instituto RTVE; e física, matemática, ética profissional e criatividade na escola de artes da universidade TAI. É também formador de criatividade do programa Educação Responsável da Fundação Botín, e fez parte do comité de especialistas do projeto europeu PERFORM cujo objetivo é investigar os efeitos da utilização de métodos inovadores de educação científica baseados nas artes performativas.

Dirige também a Alioth arte&ciencia, companhia de comunicação e divulgação da ciência através das artes, e a companhia de teatro científico Teatro para Armar com a qual ganhou o prémio Focus de melhor proposta em cena em 2011 com seu espetáculo El tiempo por las nubles.

Outras paixões? Contar histórias para adultos e crianças, e viajar… Que, no fim das contas, são a mesma coisa…

Menu Icon