Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Estudo

Performance and the Medical Body

Partilhar
test
TÍTULO
Performance and the Medical Body
AUTORES(AS)

Alex Mermikides

Gianna Bouchard

SINOPSE

Esta coletânea foca a prática e a análise da performance que se relaciona com as ciências médicas e biomédicas. Depois de localizar a ‘biologização’ do teatro no virar do século XX, examina uma série de práticas contemporâneas que respondem a entendimentos do corpo humano revelados pela ciência biomédica.

Ao reunir uma variedade de perspectivas analíticas, o livro baseia-se em estudiosos, cientistas, artistas e práticas que estão na vanguarda da pesquisa académica, científica e criativa atual. A sua exploração da dinâmica e troca entre performance e medicina estimulará uma ampliação do debate em torno de questões-chave como subjetividade, narrativas de pacientes, identidade, corporeidade, agência, ética médica, saúde e doença. Ao focar numa compreensão interdisciplinar da performance, o livro examina o potencial da performance e do teatro para intervir, moldar, informar e ampliar debates vitais em torno do conhecimento biomédico e da prática no momento contemporâneo.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2016
ISBN
978-1-4725-7078-9
TIPOLOGIA
Estudo
EDITORA
Bloomsbury Methuen Drama
biografia

Alex Mermikides, Gianna Bouchard

Alex é Professora Sénior D’Oyly Carte em Artes e Saúde, sedeado na GKT School of Medical Education. A posição D’Oyly Carte visa melhorar os encontros entre pacientes e profissionais de saúde através da incorporação de artes e humanidades na educação médica. Alex contribui para o ensino e desenvolvimento curricular no tema Prática Clínica Baseada em Valores do programa de formação em medicina. O interesse de pesquisa de Alex está na performance contemporânea e como ela se relaciona com a medicina. As suas publicações recentes incluem Performance and the Medical Body (co-editado com Gianna Bouchard) e Performance, Medicine and the Human e está atualmente a trabalhar no Routledge Companion for Performance and Medicine. A sua pesquisa também envolve a criação de performances sobre experiência médica com a sua companhia de teatro, bem como o desenvolvimento de abordagens baseadas em performance para a educação de habilidades de comunicação. O seu trabalho foi apresentado no The Guardian, no Times Higher Educational Supplement, na Nature Immunology e no This Week (BBC Radio 4).

 


 

Gianna Bouchard é chefe do Departamento de Drama e Artes Teatrais da Universidade de Birmingham, Reino Unido. A sua pesquisa interdisciplinar explora a interface entre medicina e performance. É autora de Performing Specimens: Biomedical Display in Contemporary Performance (Methuen Drama, 2020).

 

Menu Icon