Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Ensaio

Performing Science and the Virtual

Partilhar
test
TÍTULO
Performing Science and the Virtual
AUTORES(AS)

Sue-Ellen Case

SINOPSE

Este impressionante livro de Sue-Ellen Case analisa a forma como a ciência tem sido feita ao longo da história, traçando uma linha desde a alquimia do século XIX até ao avatar virtual do século XXI.

 

Neste livro arrojado e abrangente, escrito com um cruzamento de estilos, deparamo-nos com um olhar de Edison no seu laboratório, entramos na paisagem sonora de John Cage e invadimos túmulos com Lara Croft. Case analisa a interseção da ciência e da performance, o tratamento académico de peças clássicas e bytes semelhantes aos da Internet sobre questões e experiências contemporâneas, em que o leque de performances inclui:

– música eletrónica;

– Sun Ra, o músico de jazz;

– o jogo recursivo da cassete, de Samuel Beckett a Pauline Oliveros.

 

“Performing Science and the Virtual” analisa até que ponto estas performances se inspiram em noções espiritualistas de transcendência, bem como nos códigos sociais de raça, género e intercâmbio económico. Este livro irá agradar a académicos e licenciados que estudam teatro e performance, estudos culturais e filosofia.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2007
ISBN
978-0-415-41439-5
TIPOLOGIA
Ensaio
EDITORA
Routledge
biografia

Ex-editora do Theatre Journal, a distinta Professora Sue-Ellen Case tem publicado amplamente nos domínios do teatro alemão, feminismo e teatro, teoria da performance e teoria crítica lésbica. Publicou mais de 40 artigos em revistas como Theatre Journal, Modern Drama, Differences e Theatre Research International, bem como em muitas antologias de trabalhos críticos.

 

Os seus livros incluem “Feminism and Theatre” (1994; revisto em 2008 e traduzido para coreano, turco e árabe), “The Domain-Matrix: Performing Lesbian at the End of Print Culture” (1997), “Performing Science and the Virtual” (2006) e “Feminist and Queer Performance” (2009).

 

Case editou várias antologias de trabalhos críticos e textos de peças de teatro, incluindo “Performing Feminisms: Feminist Critical Theory and Theatre” (1990), “The Divided Home/Land: Contemporary German Women’s Plays” (1992), “Split Britches: Lesbian Practice/Feminist Performance” (1996) e vários outros.

 

Com Philip Brett e Susan Leigh Foster, editou uma série de livros para a Indiana University Press intitulada “Unnatural Acts: Theorizing the Performative”, que publicou seis títulos.

 

Foi-lhe atribuído o prémio Lifetime Achievement Award pela American Society for Theatre Research e pela Association for Theater in Higher Education. Case foi bolseira sénior da Fulbright na Universidade Nacional de Singapura, professora de Eugene Lang para a Mudança Social no Swarthmore College e residente na Universidade de Estocolmo e na Universidade de Warwick.

 

Frequentou o Conservatório de Música da Universidade do Pacífico; recebeu um B.A. e um M.A. da Universidade Estatal de São Francisco num programa experimental de união das Humanidades; e um Ph.D. em Artes Dramáticas da UC Berkeley.

Menu Icon