Pugwash
Pugwash
Vern Thiessen
1957. Apenas uma década após a primeira utilização de bombas atómicas, o mundo está dividido e receoso da ameaça real do armamento nuclear. Num esforço para compreender os efeitos devastadores da radiação, cientistas e académicos de renome mundial – os “Pensadores” – são convidados para uma conferência na pequena cidade de Pugwash, Nova Escócia. Duas crianças locais, Conni e Jamie, interessam-se por alguns dos Pensadores, que se mostram humildes perante a sua receção inocente. Mas um espião disfarçado de repórter engana Jamie para obter informações que serão usadas contra os Pensadores, colocando toda a conferência – e a cidade de Pugwash – em risco.
“É uma peça inteligente e ponderada que é relevante, em muitos aspectos, acerca do clima político atual, ao mesmo tempo que lança luz sobre uma intrigante história local.” (Michael Lake, The Coast)
Disponível
2019
978-0-36910-060-3
Peça de Teatro
Playwrights Canada Press
Vern Thiessen é um dos dramaturgos com mais produções no Canadá. As suas peças foram vistas neste país, assim como no Reino Unido, nos Estados Unidos, na Europa, na Austrália, na Nova Zelândia e na Ásia, tendo sido traduzidas em cinco línguas. As suas obras incluem “Of Human Bondage”, “Vimy”, “Einstein’s Gift” (vencedor do GG), “Lenin’s Embalmers” (finalista do GG), “Apple” e “Shakespeare’s Will”. O seu trabalho foi produzido fora da Broadway cinco vezes. Vern recebeu numerosos prémios, incluindo os prémios Dora e Sterling para Melhor Nova Peça, o Prémio Carol Bolt, o Prémio Gwen Pharis Ringwood, o Prémio de Realização Artística da Cidade de Edmonton, o Prémio de Excelência Alumni da Universidade de Alberta, o Concurso de Escrita de Peças Judaicas Canadianas e o Prémio Literário do Governador Geral para Teatro, a maior honra do Canadá para um dramaturgo. Foi também finalista do Prémio Siminovich de Escrita de Peças. Vern recebeu o seu Bacharelato em Artes pela Universidade de Winnipeg e é Mestre em belas Artes pela Universidade de Alberta. Foi presidente da Playwrights Guild of Canada e da Writers Guild of Alberta. Durante seis anos, foi Diretor Artístico do Workshop West Playwrights Theatre, uma das principais companhias de novas peças do Canadá. É casado com a aclamada argumentista e romancista Susie Moloney.