Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

Rocket Girl

Partilhar
test
TÍTULO
Rocket Girl
AUTORES(AS)

George D. Morgan

SINOPSE

Estamos em 1957. Na Guerra Fria. Numa corrida espacial não declarada.

Os Estados Unidos e a União Soviética estão envolvidos numa batalha para decidir qual será o primeiro país a ter um satélite em órbita.

Os riscos são altos. Estão em jogo prestígio internacional,  orgulho nacional e o controlo sobre uma hoste de tecnologias emergentes. Enquanto o projeto americano de foguetes Vanguard prova ser um falhanço desastroso, e fugas de informação fazem saber que os Sovietes estão perto da sua primeira tentativa de entrar em órbita, os políticos americanos não têm outra escolha senão abandonar o Vanguard.

De chapéu na mão, pedem ajuda ao Dr. Wernher von Braun. Mas quando von Braun se apercebe que o foguete dele – o Redstone/ Jupiter C – não vai ter potência suficiente para entrar em órbita, procura a ajuda de uma jovem mulher da Califórnia que pode ter a chave para devolver a América à corrida espacial.

Nascida numa pequena quinta em Ray no Dakota do Norte, e recrutada como química durante a guerra pelo Governo Americano depois de um único ano de faculdade, Mary Sherman dá subitamente por si no centro de uma tempestade política e tecnológica.

“Rocket Girl” é a história que ficou por contar sobre como uma rapariga de quinta, pobre, e só com o diploma da escola secundária chegou a ser não só a primeira mulher-cientista espacial na América, como produziu a tecnologia crucial para lançar a Era Espacial  na América.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2018
ISBN
978-1-72760-288-3
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Edição de autor/Author’s edition
biografia

George D. Morgan

George D. Morgan, filho de Mary Sherman Morgan, inventora do combustível para foguetes Hydyne, usado pelos Estados Unidos para pôr o seu primeiro satélite em órbita, é um aclamado autor, dramaturgo e argumentista. Tirou o BA em Escrita Criativa pela California State University Channel Islands e o MFA em Escrita para Artes Performativas pela University of California, Riverside, Palm Desert Writing Program.

É autor de mais de uma dezena de peças e musicais incluindo Second To DieNevada Belle e Thunder in the Valley. É também (e sobretudo) autor de Rocket Girl, peça baseada na vida da primeira cientista aeroespacial americana (a sua mãe, Mary Sherman Morgan), estreada em 2008 na Caltech, onde é dramaturgo residente, e primeira de uma trilogia de peças de tema científico. A segunda peça desta trilogia é Pasadena Babylon, estreada em 2010 e semi-finalista do concurso de dramaturgia Alfred P. Sloan do Sundance Institute.  A trilogia é fechada por Capture The Sun, peça que trata a controvérsia de 1989 em torno de Stanley Pons e Martin Fleischmann e da fusão a frio.

Morgan é membro ativo quer da Dramatists Guild quer da Writers Guild of America.

Mais informação: georgedmorgan.comcsuci.edupublishersweekly.comnewcanaanlibrary.org (e ainda en.wikipedia.org)

Menu Icon