Rocket Girl
Rocket Girl
George D. Morgan
Estamos em 1957. Na Guerra Fria. Numa corrida espacial não declarada. Os Estados Unidos e a União Soviética estão envolvidos numa batalha para decidir qual será o primeiro país a ter um satélite em órbita.
Os riscos são altos. Estão em jogo prestígio internacional, orgulho nacional e o controlo sobre uma hoste de tecnologias emergentes. Enquanto o projeto americano de foguetes Vanguard prova ser um falhanço desastroso, e fugas de informação fazem saber que os Sovietes estão perto da sua primeira tentativa de entrar em órbita, os políticos americanos não têm outra escolha senão abandonar o Vanguard.
De chapéu na mão, pedem ajuda ao Dr. Wernher von Braun. Mas quando von Braun se apercebe que o foguete dele – o Redstone/ Jupiter C – não vai ter potência suficiente para entrar em órbita, procura a ajuda de uma jovem mulher da Califórnia que pode ter a chave para devolver a América à corrida espacial.
Nascida numa pequena quinta em Ray no Dakota do Norte, e recrutada como química durante a guerra pelo Governo Americano depois de um único ano de faculdade, Mary Sherman dá subitamente por si no centro de uma tempestade política e tecnológica.
“Rocket Girl” é a história que ficou por contar sobre como uma rapariga de quinta, pobre, e só com o diploma da escola secundária chegou a ser não só a primeira mulher-cientista espacial na América, como produziu a tecnologia crucial para lançar a Era Espacial na América.
Disponível
2018
978-1-72760-288-3
Peça de Teatro
Edição de autor/Author’s edition
George D. Morgan
George D. Morgan, filho de Mary Sherman Morgan, inventora do combustível para foguetes Hydyne, usado pelos Estados Unidos para pôr o seu primeiro satélite em órbita, é um aclamado autor, dramaturgo e argumentista. Tirou o BA em Escrita Criativa pela California State University Channel Islands e o MFA em Escrita para Artes Performativas pela University of California, Riverside, Palm Desert Writing Program. É autor de mais de uma dezena de peças e musicais incluindo Second To Die, Nevada Belle e Thunder in the Valley. É também (e sobretudo) autor de Rocket Girl, peça baseada na vida da primeira cientista aeroespacial americana (a sua mãe, Mary Sherman Morgan), estreada em 2008 na Caltech, onde é dramaturgo residente, e primeira de uma trilogia de peças de tema científico. A segunda peça desta trilogia é Pasadena Babylon, estreada em 2010 e semi-finalista do concurso de dramaturgia Alfred P. Sloan do Sundance Institute. A trilogia é fechada por Capture The Sun, peça que trata a controvérsia de 1989 em torno de Stanley Pons e Martin Fleischmann e da fusão a frio. Morgan é membro ativo quer da Dramatists Guild quer da Writers Guild of America.
Mais informação: georgedmorgan.com, csuci.edu, publishersweekly.com, newcanaanlibrary.org (e ainda en.wikipedia.org)