Search Icon
Marionet Logo
Menu Icon
Peça de Teatro

Rutherford

Partilhar
test
TÍTULO
Rutherford
AUTORES(AS)

Stuart Hoar

SINOPSE

Eu parti a máquina e toquei no fantasma da matéria. A obsessão científica encontra um custo pessoal, pois a peça analisa profundamente a questão do próprio Rutherford e o relacionamento com a sua esposa, filha, amigo e colega. Uma análise da riquíssima vida e obra de Sir Ernest Rutherford.

DISPONIBILIDADE
Disponível
ANO
2000
TIPOLOGIA
Peça de Teatro
EDITORA
Playmarket
biografia

 

Stuart Hoar

Dramaturgo, radialista e romancista. A sua primeira peça de teatro foi “Squatter”, em 1987. Em 1988, recebeu o prémio Bruce Mason Playwriting Award, antes de continuar a obter várias bolsas de prestígio – Playwright in Residence no Mercury Theatre (1988-1989), Literary Fellow na Universidade de Auckland (1990) e Burns Fellow na Universidade de Otago (1993).

 

O seu argumento para a curta-metragem “Lovelock”, ganhou o prémio de Melhor Argumento do Grémio de Escritores da Nova Zelândia, em 1993.

 

Produziu mais de 30 peças de rádio (e foi finalista do Prémio Mobil em 1990 e 1994, e vencedor do Prémio Mobil em 1995). A sua peça de rádio Attitude foi a Peça de Rádio Mundial da Rádio Nova Zelândia no ano de 2007 e Melhor Peça de Rádio em 2007 e transmitida pelo Serviço Mundial da BBC no Reino Unido, Irlanda, Canadá e Austrália.

 

Escreveu vários libretos de ópera. O libreto para a ópera “Bitter Calm” foi finalista na Divisão de Música e Literatura do Prémio Pater World Media, em 1990. Uma produção completa de “Bitter Calm” foi posteriormente apresentada no Festival Internacional de Artes, em Wellington, em 1994. No mesmo ano, uma versão televisiva desta produção foi transmitida pelo canal TV3.

 

Em 1998, quando vivia em Cambridge, Inglaterra, o primeiro romance de Stuart, “The Hard Light”, foi publicado pela Penguin NZ. Regressou de Inglaterra, em 2000, para ser Escritor em Residência na Universidade de Canterbury e, em 2007, recebeu o prémio Katherine Mansfield Fellow.

 

A sua peça “Pasefika” ganhou o prémio Adam New Zealand Play Award 2010.

Menu Icon